Legislativo caxiense começa a poda das videiras e reportagens especiais sobre o ciclo da uva
A tradicional poda das videiras da fachada do prédio do Legislativo caxiense começou no dia 24/08. Liderado pelo vereador Velocino Uez, o grupo de agricultores percorreu andares da Casa, sendo acompanhado pela equipe da TV Câmara Caxias (canal 16 da NET). Até a vindima de 2019 (janeiro/fevereiro), o jornalista Fábio Rausch produzirá reportagens especiais sobre o ciclo da uva. A cada verão, as parreiras da Casa geram de 500 a 700 quilos de uvas do tipo Isabel.
Presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, o vereador Velocino explicou que, além de servirem como alimento a pássaros e degustação a visitantes, as uvas têm uma funcionalidade projetada pelo arquiteto João Alberto Marchioro. “Como nos parreirais do Interior, na Câmara, eles servem como um quebra-sol natural, no verão, e ajudam a climatizar o prédio. No inverno, é o contrário, pois a queda das folhas permite a entrada de raios solares e o aquecimento da Casa”, detalhou.
Nas próximas semanas, a TV Câmara cobrirá o processo de adubação das parreiras. As fases também incluem a brotação e a posterior vindima. Com a supervisão do chefe da Assessoria de Comunicação Social, Tales Armiliato, a equipe de reportagem também está contando com o coordenador de programação, Elvio Gonçalves, e o editor e cinegrafista, Kelvin Fonseca. Em breve, o conteúdo será divulgado no canal 16 da NET e nas redes sociais do Legislativo.
O arquiteto Marchioro é o idealizador das parreiras do Parlamento caxiense. Em 1983, ele saiu vencedor de um concurso público, para a escolha do anteprojeto de arquitetura do prédio da Câmara. A inauguração oficial da edificação aconteceu em 22 de novembro de 1996.
Além do vereador-presidente Velocino Uez, integram a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo os vereadores Alceu Thomé, Arlindo Bandeira, Ricardo Daneluz e Wagner Petrini.
Foto Felipe Padilha