Secretaria da Cultura lança 16ª edição do Passaporte da Leitura

Foto Andressa Gallo

Foto Andressa Gallo

Solenidade virtual realizada nesta quinta-feira (10) contou com a participação do Prefeito Flávio Cassina, de representantes das 44 escolas selecionadas e dos 11 escritores que estarão no projeto deste ano

A Secretaria da Cultura – Departamento do Livro e da Leitura, promoveu nesta quinta-feira (10) a solenidade de lançamento do 16º Passaporte da Leitura. O encontro virtual contou com a participação do Prefeito Flávio Cassina, da secretária da Cultura, Luciane Perez, da secretária da Educação, Flávia Vergani da coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), Heloisa Bacichette, do patrono da 36ª Feira do Livro, Dinarte Albuquerque Filho, além dos 11 escritores participantes do projeto desse ano e de representantes das 44 escolas selecionadas.

O projeto Passaporte da Leitura tem o objetivo de promover o encontro entre leitores e escritores. Os representantes de cada instituição assistem a vídeos dos escritores, que se apresentam e falam sobre suas obras. A partir desse contato, as entidades optam por um dos escritores e desenvolvem um projeto de leitura envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias.

“Mesmo em um momento de tantas adversidades, como estamos vivendo, nossa administração tem procurado, dentro do possível, oferecer condições para mantermos as ações propostas por diferentes setores, o que inclui o projeto Passaporte da Leitura. Chegamos a 16ª edição de um projeto que já possibilitou a leitura de mais de 120 mil livros, os quais foram compartilhados por crianças, jovens e adultos de 411 escolas”, destacou o Prefeito Cassina no encontro virtual.

A secretária da Cultura reforçou a importância das ações de leitura para a sociedade e do compromisso da pasta em manter vivas essas iniciativas. “Ao longo desses 15 anos aprendemos e compartilhamos e, a cada ano, com a contribuição das escolas, professores, alunos, comunidades e escritores construímos muitos capítulos da nossa história de leitura. Acreditamos que, mesmo em tempos de adversidade, de aflições, medos e incertezas, os livros lidos ajudam algumas vezes a manter a dor ou o medo à distância. Ajudam a transformar a agonia em ideia e a reencontrar a alegria”, afirmou Luciane.

“Quando procuramos a leiturização da sociedade como forma de progresso social e democrático, percebemos que a escola é um elemento imprescindível para a ampla e qualificada realização desse trabalho. Portanto, o sucesso desse projeto só é possível porque vocês aceitaram fazer parte desse trabalho”, reforçou a coordenadora do PPEL, Heloisa Bacichette.

Nessa edição, o Passaporte contará com a participação dos escritores Alexandre Rampazo, Monika Papescu, Alexandre Castro Gomes, Rogério Andrade Barbosa, Lúcia Fidalgo, Heloísa Prieto, Ana Lasevicius, Silvio Costa, Júlio Emílio Braz, Marô Barbieri e Paula Taitalbaum. Ao todo serão distribuídos 924 livros para 44 escolas do Município.

O 16º Passaporte da Leitura é uma atividade preparatória à 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que será realizada de 27 de novembro a 13 de dezembro, e conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e o apoio cultural da Racon Consórcios, Empresas Randon, Bitcom, Prolar e Unimed Nordeste.

Sobre o Passaporte da Leitura:

Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 165,7 mil estudantes, 180 autores, vindos de diferentes partes do Brasil, e distribuiu mais de 128 mil livros a cerca de 411 escolas e instituições. Em 2017, o Passaporte da Leitura recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “Melhor ação de promoção da leitura”.

Confira a lista das escolas participantes do 16º Passaporte da Leitura:

EMEF Prof. Ilda Barazzeti

EMEF Professora Leonor Rosa

EMEF Erny de Zorzi

EMEF Santa Corona

EMEF José de Alencar

EMEF Alfredo Belizário Peteffi

EMEF Nova Esperança

EMEF São Vicente de Paulo

EMEF Afonso Secco

EMEF Ester Justina Troian Benvenutti

EMEF Santa Lúcia

EMEF Jardelino Ramos

EMEF Luciano Corsetti

EMEF Laurindo Formolo

EMEF Pres. Castelo Branco

E.M.E.F Paulo Freire

E.M.E.F Armindo Mário Turra

E.M.E.F Senador Teotônio Vilela

E.M.E.F José Protázio Soares de Souza

E.M.E.F Ramiro Pigozzi

E.M.E.F Caldas Júnior

E.M.E.F Cidade Nova

E.M.EFM Guerino Zugno

E.M.EF. Vereador Marcial Pisoni

E.M.E.F José Bonifácio

E.M.E.F Mario Quintana

E.M.E.F Carlin Fabris

E.M.E.F João de Zorzi

E.M.E.F Abramo Pezzi

E.M.E.F Zélia Furtado

E.M.E.F Dezenove de Abril

E.M.EF. Giuseppe Garibaldi

E.M.E.F. Alberto Pasqualini

E.M.E.F Dolaimes Stedile

E.M.E.F Bento Gonçalves da Silva

E.M.E.F. Catulo da Paixão Cearense

E.M.E.F São Vitor

EEEM Olga Maria Kayser

EEEF Pena de Moraes

EEEF José Venzon Eberle

Tre Bambini

EEEM. Melvin Jones

Na Ponta do Lápis

Escola Estadual Abramo Pezzi

 

 

 

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...