12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado valoriza produção local

Festival Gramado Nelcy

“Do Produtor à Mesa” é o tema do 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontecerá de 1º a 12 de outubro. A pandemia estimulou a união dos agricultores e agroindústrias locais com os restaurantes da cidade na promoção de uma experiência cultural-gastronômica segura e de acordo com a nova realidade que vivemos.

O circuito gastronômico desta edição contará com 28 restaurantes confirmados. “O ingrediente principal de cada prato criado será oriundo da agricultura familiar, valorizando e promovendo renda para 11 produtores de olerícolas e 19 agroindústrias do município (de mel, patês, cogumelos, embutidos, massas, entre outros), que neste ano não tiveram a Festa da Colônia, cancelada em razão da pandemia”, explica a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Nelcy Frata.

Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Gramadotur organizaram essa parceria, colocando em contato agricultores e proprietários de restaurantes, identificando o que cada um tem a oferecer e proporcionando negócios. “A previsão é que essa parceria entre agricultores e restaurantes continue após o festival”, destaca Nelcy.

O evento acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos de vigilância sanitária. Somado à programação gastronômica, o festival contará com cerca de 35 apresentações culturais nos restaurantes participantes. As oficinas gastronômicas da “Cozinha Experimental” serão gravadas e já estão sendo disponibilizadas no canal no YouTube, antecedendo a realização do festival, e o clássico Concurso Melhor Chef também será realizado e terá todas as suas etapas transmitidas em lives.

Restaurantes participantes:

Armazém do Bill, Belle Vitrine, Bistrot Pastasciutta, Burguertino, Brûlée Bistrô, Cantina Pastasciutta, Casa da Madre, Casa Di Pietro, Colosseo, Divino, Dreams Motor Show, DUO, Gran Fondue, Hard Rock Cafe Gramado, Il Piacere, Imperador dos Camarões, Josephina, La Braise, La Place D’or, Le Chantilly, Le Grand Burger, Maison Enchantée, Malbec, Olivas GastroBar, O’Pasta, Primrose – Saint Andrews, San Tao e Toro.

Os pratos têm valor único de R$ 40,00 e as opções doces, R$ 20,00. Alguns estabelecimentos oferecem a opção de delivery. Boscato e Dunamis são as vinícolas oficiais do evento, com rótulos disponíveis nos restaurantes.

Crédito foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...