Olimpíada Brasileira de Astronomia promove live com Tabata Amaral neste sábado (17)

Deputada federal Tabata Amaral, Divulgação

Deputada federal Tabata Amaral, Divulgação

A deputada federal, que também é medalhista internacional de astronomia e astrofísica, falará sobre a sua trajetória de sucesso e projetos para a educação

 

Mesmo longe do ambiente escolar, milhares de estudantes em todo o território nacional encaram o desafio de se preparar para a prova da maior olimpíada científica do país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Para ajudar nesse trajeto, a OBA promove, sempre aos sábados, às 17h, lives em seu canal no Youtube com o seu coordenador nacional, o Dr. João Canalle, professor de Física e Astronomia do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e uma das maiores referências no mundo na difusão das ciências espaciais.

Tabata Amaral Medalhista Olímpica, Divulgação

Tabata Amaral Medalhista Olímpica, Divulgação

Na live do dia 17 de outubro, Canalle irá conversar com Tabata Amaral. Formada em astrofísica e ciências políticas pela Universidade Harvard, a paulista de 26 anos foi medalhista da OBA em 2011 e representou o Brasil em cinco competições internacionais de ciências, como as olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (IOAA e OLAA, respectivamente), conquistando vários prêmios. Engajada em causas estudantis, Tabata foi eleita em 2018 deputada federal (PDT-SP), com mais de 264 mil votos. Na ocasião, a parlamentar foi a sexta candidata mais votada do estado de São Paulo.

Em 23 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 10 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 50 mil medalhas. A edição de 2019 teve a participação recorde de 884.979 estudantes de 9.965 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão.

Lembrando que as inscrições para a OBA foram prorrogadas e estão abertas até o dia 5 de novembro. Escolas públicas e particulares que ainda não inscreveram seus estudantes podem cadastrá-los na plataforma https://app.oba.org.br/login. Disputada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada vai acontecer nos dias 12 e 13 de novembro. Devido à pandemia do novo coronavírus, as avaliações e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) irão ocorrer virtualmente. Realizada desde 1998, essa será a primeira vez que a prova acontecerá de forma remota. Mais informações em www.oba.org.br.

Para assistir à live, basta acessar www.youtube.com/obaoficial.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...