Liderança transformadora | Uma ‘metamorfose ambulante’, que impacta equipes e encanta clientes

Um início de manhã contagiante e motivador. Assim foi a edição de sexta-feira (16/10) do Café com Soluções, iniciativa do Senac Soluções Corporativas, que trouxe como tema “O ciclo: liderança transformadora gera equipes engajadas que encantam o cliente”. Mas como? Segundo a docente da Faculdade Senac, Nereida Prudêncio Vianna, o desafio está em sentir-se confortável na zona de desconforto, e fazer isso de forma permanente.

O que você faz de diferente na sua vida? E como inova junto aos colegas de trabalho? Você compartilha suas histórias com a equipe para juntos criarem soluções inventivas em busca do encantamento? Pois, conforme Nereida, “cada dia é um novo momento de transformamos nossa vida em algo melhor, que proporcione momentos extraordinários para si, seus colegas e clientes. Isso é liderança transformadora.”

A palestrante lembrou de autores e compositores que ilustram bem sua fala. Ao trazer o tema da importância de mudar hábitos padronizados, lembrou Raul Seixas e a sua “metamorfose ambulante”. “Em 26 anos de mercado, autorizo-me a trabalhar assim, tornando a minha vida experimental”, disse ela. Para explicar o conceito de liderança transformadora, revelou características importantes desse líder: enxergar possibilidades nas pessoas, dedicar atenção individualizada, ser intelectualmente estimulante a partir do estímulo ao compartilhamento de conhecimentos, revitalizar, oxigenar, repensar, assumir o papel de educador. “Essa missão transformadora do líder é diária”, ressaltou.

Na etapa seguinte, está a equipe, comprometida, coerente e como senso sistêmico, que impacta de forma extraordinária o todo. “Cada um, de forma individual, se manifesta para o encontro do todo. Devemos pensar em uma perspectiva única, na qual cada membro do grupo ache oportunidades de estar ali. E aí vem o líder transformador, que deve ajudar a pessoa a entender se ela está no lugar certo”, explicou Nereida. E então o ciclo encerra no cliente. “O cliente é o sentido de estarmos aqui. Devem ser ouvidos, entendidos, estudados e encantados”, enfatizou a docente, apresentando o conceito da pirâmide invertida e a importância da avaliação permanente sobre a expectativa do cliente versus o desempenho da equipe. “Assim fechamos o ciclo. Líderes transformadores geram equipes engajadas que encantam clientes. Temos que ver a vida como um grande desafio e entender onde mora essa inquietude em cada pessoa”, finalizou ela, trazendo Oswaldo Montenegro com a música “Eu quero ser feliz agora”.

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.   O próximo encontro acontece no dia 23 de outubro, sexta-feira, às 8h, com o tema “Competências e Retenção de Talentos em tempos de Pandemia”, ministrado pelo professor da Faculdade Senac Porto Alegre, Julio Cesar Lopes Abrantes.

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...