Semana Nacional do Doador de Sangue iniciou nesta segunda

Foto Andréia Copini

Foto Andréia Copini

Entre os dias 23 e 28 de novembro, comemora-se a Semana Nacional do Doador de Sangue, sendo que 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Nesse período, os esforços das equipes que atuam junto ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estarão voltados para garantir o melhor acolhimento e atenção possíveis aos doadores, essenciais para reposição do estoque, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Atualmente, o Hemocentro está com os estoques de sangue dos tipos O+, O- e A+ em estado crítico, sendo que estes tipos sanguíneos compõem a principal demanda.
Foto Andréia Copini

Foto Andréia Copini

Para incentivar a doação e marcar a Semana, por meio de um QR Code impresso no curativo, o voluntário aponta a câmera do seu celular e assiste a um vídeo de agradecimento dos familiares e pacientes pela doação de sangue, possibilitando assim criar um laço emocional entre quem é doador e quem precisa. Além disso, em parceria com a Racon Consórcios, serão distribuídas máscaras aos doadores. A BitCom também é parceira da ação oferecendo wi-fi grátis para conforto dos usuários enquanto aguardam a sua vez. A Fundação Marcopolo doou camisetas alusivas à Semana aos profissionais do Hemocentro que atuam no processo de captação, triagem e coleta de sangue.
Foto Andréia Copini

Foto Andréia Copini

O Hemocs atende 49 municípios que compõe a região da MacroSerra Gaúcha, a qual possui 16 agências transfusionais, representando 1,3 milhões de habitantes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a meta de atender 100% dos leitos SUS, o Hemocentro necessita de aproximadamente 1,2 mil doações mensais para que os estoques sejam mantidos e que os procedimentos nos hospitais possam ser executados com segurança, agilidade e qualidade.
Para ser doador, além de agendar sua doação nos telefones 3290 4543, 3290 4580 ou pelo whatsapp 984188487, o candidato precisa:
-Estar em bom estado geral de saúde;
– Não apresentar sintomas gripais;
– Dormir, no mínimo, 6 horas antes da doação;
– Não estar em jejum;
– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
– Evitar ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
– Não fumar 2 horas antes da doação;
-Ter idade entre 18 e 59 anos para a primeira doação. Doadores antigos podem doar até 59 anos. Jovens entre 16 e 17 anos podem ser doadores apresentando autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia de documento com foto de quem assinou;
– Apresentar documento oficial com foto no momento da doação, cópia autenticada ou CNH digital.
Algumas medicações impedem permanentemente ou temporariamente a doação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones do Hemocs.

Foto Andréia Copini

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...