UCS | Programa de Certificação para setor da Gastronomia é apresentado à comunidade

Reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, professora da ESLAG e coordenadora do Programa, Bruna Dachery, presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, e diretor da Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani, durante o lançamento da iniciativa - Foto Cláudia Velho.

Reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, professora da ESLAG e coordenadora do Programa, Bruna Dachery, presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, e diretor da Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani, durante o lançamento da iniciativa – Foto Cláudia Velho.

Iniciativa da Escola de Gastronomia da UCS confere selos de qualificação a produtos, empresas e serviços, visando proporcionar credibilidade e diferenciais competitivos a empreendimentos do setor

O Programa de Certificação UCS Escola de Gastronomia direciona o know-how da Escola de Gastronomia da UCS (ESLAG-UCS), referência nacional em ensino técnico, graduação, extensão e pós-graduação, para a qualificação de empreendimentos do setor da gastronomia. A Escola, sediada em Flores da Cunha (RS), passa a conferir selos a produtos, empresas e serviços gastronômicos visando qualificação, credibilidade e geração de diferenciais competitivos aos negócios.

Reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, professora da ESLAG e coordenadora do Programa, Bruna Dachery, presidente da FUCS, José Quadros dos Santos,  e diretor da Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani, durante o lançamento da iniciativa.

O lançamento do Programa, na noite desta segunda-feira (14), foi transmitido pelo canal da Escola de Gastronomia no Youtube e sem público presente (respeitando-se, assim, as medidas de prevenção à Covid 19).

A professora da ESLAG-UCS e coordenadora da iniciativa, Bruna Dachery, explicou que a Escola de Gastronomia se torna certificadora de qualidade para empreendimentos ligados direta e indiretamente à gastronomia, por meio da designação dos selos ‘Produto Certificado’, ‘Empresa Certificada’ e ‘Serviço Certificado’, contribuindo, assim, para o crescimento e criação de empresas. Os selos podem ser adicionados em rótulos de produtos, cardápios físicos e digitais, adesivos, mídias, uniformes, entre outros.

Dachery esclareceu, ainda, que a certificação será acompanhada pela equipe multidisciplinar de docentes, formada por gastrólogos, turismólogos, nutricionistas, administradores, engenheiros de alimentos, designers e arquitetos, entre outros profissionais da Escola de Gastronomia da UCS que, além de amplo conhecimento teórico, têm experiência no mercado de trabalho para avaliar todos os níveis de qualificação.

Diretor da Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, Mauro Cingolani afirmou que a equipe está orgulhosa por lançar o Programa, ideia do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, e que já é procurado pelo segmento da gastronomia mesmo antes do lançamento oficial. Cingolani convidou a comunidade a conhecer melhor as possibilidades que o Programa oferece, acessando os canais oficiais da Escola de Gastronomia da UCS (site e redes sociais no Facebook e Instagram), ou mesmo fazendo uma visita ao espaço em Flores da Cunha, que está pronto para receber visitas, observadas todas as medidas de segurança que o momento exige.

Reitor da Universidade de Caxias do Sul, o professor Evaldo Antonio Kuiava ressalta o importante marco que o lançamento do Programa representa para a comunidade. Nesse sentido, elogiou o empenho da equipe da ESLAG-UCS, e do diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, Marcelo Faoro, que, junto com sua equipe de planejamento, teve atuação fundamental na efetivação da iniciativa.

“Honramos o papel da Universidade de ajudar no desenvolvimento da região, princípio que norteou os fundadores, mas, ao mesmo tempo, focamos em construir uma Universidade inovadora. O Programa está dentro desse contexto, pois contempla a grande importância que a gastronomia tem para a região”, destaca Kuiava.

Presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos expôs a satisfação de, em nome da FUCS, apoiar projetos com tamanha importância e ousadia, no caminho correto da aproximação com as necessidades da comunidade e com o empresariado, fomentando e estimulando a criatividade nos negócios.

“A Gastronomia é um ramo com muitas possibilidades de crescimento e a UCS sai na frente, através de suas equipes e de seu corpo docente altamente qualificados, trazendo um programa inédito ao mercado”, considera.

Entre os intuitos específicos do Programa está validar a qualidade dos produtos e serviços de empresas que atuam no segmento; promover o aperfeiçoamento contínuo de produtos e serviços oferecidos por empresas do setor; auxiliar na criação e desenvolvimento de novos empreendimentos; desenvolver produtos e serviços que atendam demandas específicas do mercado e do empreendedor; e implementar métodos e ferramentas de gestão que proporcionem melhorias para o gerenciamento da empresa.

Programa de Certificação UCS Escola de Gastronomia

Serviços:

  • Desenvolvimento e/ou aprimoramento de receitas e bebidas;
  • Desenvolvimento e/ou renovação de cardápios e carta de bebidas;
  • Licença para estabelecimentos produzirem alimentos ou bebidas desenvolvidos pela Escola de Gastronomia;
  • Licença para estabelecimentos implementarem técnicas e processos, desenvolvidos pela Escola de Gastronomia;
  • Produtos de terceiros validados pela Escola de Gastronomia;
  • Desenvolvimento do plano de negócio;
  • Planejamento de cozinha profissional;
  • Otimização do fluxo de produção;
  • Controle e gestão de custos;
  • Manual de boas práticas e procedimentos operacional padrão (POPs);
  • Elaboração de fichas técnicas;
  • Seleção e treinamento de equipe;
  • Desenvolvimento de fornecedores;
  • Design e ambientação;
  • Promoção e marketing;
  • Desenvolvimento de rótulos nutricionais para alimentos.


Quem pode buscar a certificação:

Podem receber a distinção do Programa de Certificação UCS Escola de Gastronomia empresas de diferentes segmentos do ramo gastronômico:

  • Restaurantes e bares (de diferentes tipos, serviços, conceitos e culinária);
  • Hotéis e pousadas;
  • Padarias, confeitarias e chocolaterias;
  • Empresas de eventos gastronômicos;
  • Empresas do ramo de bebidas;
  • Estabelecimentos que atendem por encomenda ou delivery;
  • Mercearias, empórios e mercados;
  • Serviços de catering;
  • Indústria de alimentos;
  • Indústria de equipamentos para alimentos.


Faça parte

A adesão ao Programa de Certificação UCS Escola de Gastronomia é uma oportunidade para a marca contar com a credibilidade da Escola de Gastronomia da UCS nos produtos e serviços oferecidos ao cliente, constituindo-se em excelente distinção para empreendimentos já existentes no mercado ou para o impulsionamento de novos negócios.

Para adesão ou mais informações, contate diretamente a Escola de Gastronomia da UCS:
Telefone: (54) 3292-1188
Whatsapp: (54) 9985-8167
E-mail: gastronomia@ucs.br

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...