Sindilojas Caxias, entidade representante legal do comércio, apresenta pautas da categoria à prefeitura

Foto Lisiane Zago

Foto Lisiane Zago

Diretoria foi recebida pelo prefeito Adiló Didomenico e pela vice-prefeita Paula Ioris, fez a entregada de reivindicações do comércio. 

Nesta quarta-feira (20.01), a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, fez a primeira visita oficial ao prefeito de Caxias do Sul,Adiló Didomenico, e à vice-prefeita Paula Ioris. O encontro foi acompanhado pela gerente executiva, Lisandra De Bona, e pelos membros da diretoria, os vice-presidentes Gilmar Rossi e Lizete Zamboni, o presidente do Conselho Superior Ricardo Golin e o ex-presidente Neure Fedrizzi, e também o assessor jurídico Eduardo Bridi.

A audiência teve como objetivo dar as boas-vindas ao novo governo e para fazer a entrega de uma carta com pautas que envolvem o comércio, demonstrando a disposição do Sindilojas Caxias em cooperar com o município na busca de soluções para os desafios que envolvem a economia e também para demandas que possam influenciar no desenvolvimento da cidade: “Somos parceiros do poder público para contribuir e melhorar a vida dos caxienses. Assim, nos colocamos à disposição do Executivo para trabalhar no coletivo como entidade representante legal do comércio”, afirmou a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini. Ela também reforçou a importância do diálogo com o município para resolver questões importantes como o enfrentamento do comércio ilegal, a realização de feiras itinerantes e a necessidade de uma parceria com a Câmara de Vereadores para que seja resolvida a questão da comunicação visual dos estabelecimentos comerciais na cidade.  O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e a vice-prefeita Paula Ioris, agradeceram a visita do Sindilojas Caxias e informaram que as demandas apresentadas vão ser analisadas e discutidas para serem resolvidas juntamente, com os secretários envolvidos: “Temos duas questões importantes que é o videomonitoramento e a implantação de um novo conceito de iluminação pública. Nesses pontos levantados pelo Sindilojas, eu gostaria de ressaltar o importante papel que a nossa vice-prefeita Paula Ioris vai desempenhar de ser um elo entre as secretarias de Governo para resolver essas demandas”, afirmou. Para ele, o comércio de ambulantes é uma questão que precisa ser resolvida e se comprometeu em buscar soluções.

Foram apontadas frentes prioritárias, mas o principal tema de encontros com o poder público municipal tem sido a propagação cada vez mais intensificada de ambulantes no centro da cidade, especialmente, nas paradas de ônibus, estacionamentos de mercados e entradas de salas desocupadas, áreas tomadas pelo comércio ilegal que oferece produtos sem procedência, falsificados, contrabandeados e de origem incerta. Foi reforçado o pedido para que o Município coíba essa atividade fiscalizando e reprimindo toda e qualquer prática ilegal nas vias e logradouros públicos de Caxias do Sul, em consonância ao que estabelece a Lei Complementar 377 de 2010, (Código de Posturas do Município). Além disso, atendendo a reivindicação dos comerciantes, foi solicitada a priorização de investimentos em iluminação pública, readequação e limpeza dos containers de lixos, a manutenção de lixeiras danificadas, desburocratização dos processos internos da Prefeitura Municipal, atuando para acelerar o atendimento e liberação de projetos relacionados à Comunicação Visual, bem como prezar pelo cumprimento fiel à norma municipal destinada à regulamentação das feiras itinerantes. A agilidade de liberação de alvarás, IU, dentre outros, a realização de uma revisão criteriosa em pontos obsoletos da Legislação Municipal e também a revitalização do comércio no entorno da Rodoviária de Caxias do Sul foram temas abordados.

Presidente da Câmara recebe o Sindilojas Caxias 

Nesta quarta-feira (20.01), também foi realizada uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o vereador Velocino Uez. A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, também participou desse encontro oficial, acompanhada pela gerente executiva, Lisandra De Bona, e pelos membros da diretoria, os vice-presidentes Gilmar Rossi e Lizete Zamboni, o presidente do Conselho Superior Ricardo Golin, e também o assessor jurídico Eduardo Bridi.

Na ocasião, o Sindilojas Caxias manifestou o interesse em manter um diálogo constante sobre os projetos de lei, que envolvam ou afetem o comércio, direta ou indiretamente, para que a entidade, como entidade representante legal do comércio, tenha oportunidade de se posicionar em defesa dos comerciantes, especialmente, no que se refere a medidas que possam auxiliar no combate ao comércio ilegal, à comunicação visual dos estabelecimentos e também para demandas que envolvam a infraestrutura urbana.

Para a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, é essencial manter o vínculo com os vereadores para encontrar soluções que possam ajudar a cidade: “Estamos aqui para nos colocar à disposição dos vereadores estabelecendo um canal aberto para a troca de experiências, especialmente, sobre como os comerciantes veem na prática os projetos debatidos pelo Legislativo”, afirmou. Demonstrando a importância da cooperação mútua, ela destacou que o Sindilojas possui uma equipe de Assessoria Jurídica com condições para contribuir com parecer técnico sobre projetos que envolvam os comerciantes antes que sejam apresentados para votação. O presidente da Câmara, Velocino Uez, agradeceu a visita e afirmou que vai procurar o Sindilojas Caxias sempre que houver um projeto do interesse dos empresários do comércio: “Na minha visão, o comércio ilegal precisa ser resolvida porque envolve também uma questão de receita do município, além de prejudicar o comerciante legal que possui estabelecimento nas principais ruas da cidade”, disse.  Ele também lembrou a importância do Poder Legislativo estar envolvido em temas relacionados ao comércio e se manifestou sobre a necessidade de haver critérios para a comunicação visual.

Crédito Lisiane Zago

 

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...