Agricultor doa mais de 10 toneladas de pêssegos

Fazenda Souza - Colheita de Pêssegos - Crédito Rodrigo Rossi

Fazenda Souza – Colheita de Pêssegos – Crédito Rodrigo Rossi

Frutas serão encaminhados ao Banco de Alimentos, que irá destiná-los às mais de 100 instituições cadastradas

Na manhã de hoje 21/01, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos, recebeu a doação de mais de 10 toneladas de pêssegos. Os frutos estão sendo colhidos desde a última semana em propriedade no distrito de Fazenda Souza. O proprietário André Turella revela ter sofrido perdas de aproximadamente 95% da produção, impactando no valor comercial, mas que a fruta permanece com a qualidade para consumo, atestada após vistoria de técnicos da Emater.

A fruta precisa do inverno na época certa para o desenvolvimento natural, mas geadas ocorridas no final de setembro impactaram na aparência, gerando perda de valor comercial. Conforme a diretora da Segurança Alimentar, Cristina Gregoletto, as parcerias entre Banco de Alimentos e os produtores são muito importantes. “As parcerias que desenvolvemos têm enorme valor, pois esse alimento que, em um primeiro momento, não tem valor comercial, pode ser distribuído para milhares de pessoas”, salienta. O Banco de Alimentos atende 101 instituições cadastradas e oferece aproximadamente 8 mil refeições diárias.

O secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, valorizou a doação encabeçada por Turella. “Para o produtor causa prejuízo. Trabalha o ano inteiro e um evento climático causa esse problema na aparência do fruto, que o torna sem valor de mercado. É ruim. Mas a doação faz com que muitas pessoas sejam beneficiadas, pois a qualidade do produto para o consumo é a mesma. Incentivamos que outros produtores com problemas idênticos procurem o Banco de Alimentos e façam a doação para que possamos ajudar as famílias que não têm meios para comprar”, ressalta Menegotto.

A SMAPA informa que, quando o produtor quer doar, servidores são cedidos e auxiliam na colheita e no transporte até o Banco de Alimentos. Para doar, basta contatar pelo telefone (54) 3211.5943, WhatsApp (54) 9 8429.6291 ou e-mail bancodealimentos@caxias.rs.gov.br.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...