Consagrada pela atuação comunitária e excelência em ensino e pesquisa, UCS completa 54 anos nesta quarta

Foto Adroaldo de Souza Pinto

Foto Adroaldo de Souza Pinto

Em meio ao cenário de pandemia e enfrentamento da Covid-19, ações da Universidade de Caxias do Sul têm reafirmado sua qualidade como instituição de Ensino Superior, contribuição às necessidades sociais e compromisso com o desenvolvimento regional

Fundada em 10 de fevereiro de 1967, a Universidade de Caxias do Sul completa 54 anos nesta quarta-feira. A comemoração será marcada por uma Missa em Ação de Graças, na Catedral Diocesana, a partir das 19h.

Constituída legalmente como Instituição Comunitária de Educação Superior, a UCS tem reafirmado na prática seu papel e caráter de ‘Universidade com a Força da Comunidade’. Diante da pandemia da Covid-19, por exemplo, a UCS empreendeu uma série de ações acadêmicas e sociais assumindo sua missão histórica de contribuir com a comunidade e o desenvolvimento regional – o que faz dela a instituição de Ensino Superior mais importante da região há mais de meio século.

Entre as diversas iniciativas desde o início das ações de prevenção e enfrentamento à pandemia destacam-se a realização de cerca de 25 mil testes para detecção da Covid-19; a coordenação, junto com o Hospital Geral, para a produção de um ventilador pulmonar para atendimento de urgência e emergência de baixo custo, aprovado pela Anvisa; a produção de insumos para a fabricação de álcool gel; a logística de produção e distribuição de EPIs para profissionais da Saúde; e, mais recentemente, a aquisição de um ultrafreezer para armazenamento de vacinas a até -86ºC colocado à disposição do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual e Municipal da Saúde.

O combate à pandemia também desencadeou o avanço de mais de uma dezena de pesquisas da UCS nas áreas da Biotecnologia e Ciência dos Materiais, dois dos campos de excelência da Universidade que a tornam referência nacional em tecnologia e inovação. Entre os exemplos estão o desenvolvimento de um medicamento antiviral que anule a ação da Covid-19 sobre os infectados pela doença e de materiais com atividade antimicrobiana para reduzir ou eliminar a presença do coronavírus em tecidos, polímeros e metais. Com a Marcopolo, a UCS participou da criação e aperfeiçoamento de um sistema de desinfecção de sanitários dos ônibus fabricado pela empresa.

Em paralelo, ao longo de todo 2020 a UCS manteve as atividades acadêmicas implementando o sistema de aulas síncronas on-line que abrangeram 2,7 mil disciplinas, convertidas em aproximadamente 3,7 mil turmas por semestre. Também foram disponibilizados kits para os alunos realizarem aulas práticas em casa e promovidas atividades em laboratório com um rigoroso protocolo sanitário, de modo a não prejudicar o andamento dos cursos cuja natureza exige esse tipo de atividade.

110 mil formados, 1º lugar nacional em inovação e presença em ranking internacional

Com quase 110 mil pessoas formadas em graduação e pós-graduação desde a sua criação, a UCS é a instituição de Ensino Superior mais importante da região, tendo assumido, nos últimos anos, posições de referência em rankings de avaliação de ensino. Entre os destaques estão a inclusão na lista das melhores Universidades do Mundo da publicação britânica Times Higher Education, sendo citada na última edição do ranking como a 3ª melhor Universidade gaúcha entre as comunitárias e privadas. No mesmo segmento, a UCS está classificada, há três anos, como a Universidade mais inovadora do Brasil pelo Ranking Universitário Folha. Já no Índice Geral de Cursos, indicador de qualidade do Ensino Superior calculado anualmente pelo Ministério da Educação, a UCS conta com conceito 4 (muito bom) em uma escala de 1 a 5.

A UCS EM NÚMEROS

8 campi (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Vacaria, Guaporé, Nova Prata, Canela e São Sebastião do Caí)
5 unidades (Torres, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos e Bom Princípio)
70 municípios abrangidos, com população somada de 1,5 milhão de habitantes
85 cursos de Graduação
160 opções de ingresso
856 salas de aula
12 bibliotecas
800 laboratórios, para todas as áreas de ensino
8 opções de curso de língua estrangeira
70 cursos de Especialização/MBA
18 cursos de Mestrado
11 cursos de Doutorado
14 núcleos de Pesquisa
17 núcleos de Inovação e Desenvolvimento
72 grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e 293 Linhas de pesquisa
320 bolsas de Pós-Graduação
260 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
115 registros de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI
 

Fotos: Claudia Velho (2) e Adroaldo de Souza Pinto (1)

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...