102 anos de Esportivo | Clube celebra aniversário com homenagem que une passado e futuro

Fotos Ênio Biancheti

Fotos Ênio Biancheti

Cerimônia realizada dia 24, no estádio Montanha dos Vinhedos, inaugurou galeria de presidentes e memorial dos apoiadores do centenário, além de contar com confraternização para acompanhar partida recreativa das categorias de base

Se dentro de campo os esforços estão direcionados à luta pela classificação para a próxima fase da inédita participação no Campeonato Brasileiro Série D, fora dele a semana do Clube Esportivo reservou um importante espaço para celebrar e revisitar sua história mais que centenária. Nesta terça-feira, dia 24, o Alviazul comemorou a passagem de seus 102 anos homenageando quem edificou essa trajetória traçada por conquistas e desafios – em uma solenidade que também evidenciou a aposta futurista nas categorias de base.

Em meio aos inúmeros fatos e personagens que permeiam a narrativa que se confunde com o desenvolvimento de Bento Gonçalves, o clube aproveitou a oportunidade para inaugurar uma galeria que eterniza os nomes que conduziram a instituição a tal feito. No estádio Montanha dos Vinhedos, uma cerimônia, reservada a autoridades, representantes da história alviazul e imprensa, marcou a apresentação da ‘Galeria dos Presidentes’ e do ‘Memorial dos apoiadores do centenário’.

Fotos Ênio Biancheti

Fotos Ênio Biancheti

A primeira homenageia os mandatários que conduziram o clube ao longo das décadas – já que se passaram 78 gestões durante o período, inaugurado pelo então presidente Gastão de Almeida Santos, em 1919. “Estar à frente do Clube Esportivo é de uma responsabilidade sem igual. Ao mesmo tempo nos honra, exige esforço e dedicação por se tratar de uma das principais instituições de Bento Gonçalves e um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul. Essa galeria é uma forma de marcar os 102 anos do Esportivo deixando um legado que eterniza quem conduziu, e ainda conduzirá, nosso querido Alviazul”, disse o atual presidente, Laudir Miguel Piccoli.

Fotos Ênio Biancheti

Fotos Ênio Biancheti

Já o ‘Memorial dos apoiadores do centenário’ é uma forma de agradecer empresas e personalidades locais que contribuíram no projeto de solidificação do clube com o fechamento do primeiro ciclo secular. Em um espaço interno nas arquibancadas superiores do estádio, torcedores alviazuis poderão conhecer quem escreveu parte dessa história ao passarem pelo local.

Fotos Ênio Biancheti

Fotos Ênio Biancheti

“É impossível não associar o crescimento da cidade de Bento Gonçalves com a história do Clube Esportivo. Desde a sua fundação, a ideia foi de representar o esporte de Bento na região, no Estado e pelo Brasil afora. Sem dúvida, podemos dizer que, nestes 102 anos de existência, o Esportivo muito contribuiu para divulgar em alto nível a cidade, o nosso povo e seus valores de paz e trabalho”, reforçou o presidente do Conselho Deliberativo, Luis Delano Lucchese Oselame – que presidiu o clube entre os anos de 2012 e 2015.

Bandeira que representa Bento Gonçalves

Ao completar 102 anos de história, o Alviazul celebrou muito mais do que a passagem de um ciclo, e, sim, a solidificação de um projeto construído a várias mãos. Com um roteiro que ultrapassa os limites das quatro linhas de um campo de futebol, a trajetória secular do Esportivo é, acima de tudo, formada pelo universo comunitário e cultural de Bento Gonçalves.

Por isso, na cerimônia de aniversário, o prefeito da Capital Brasileira do Vinho, Diogo Segabinazzi Siqueira, destacou a evolução e a transformação da instituição. “O Clube Esportivo representa uma grande bandeira da nossa cidade. Falar do clube é reavivar uma trajetória que se encontra com o desenvolvimento do município, é falar sobre Bento Gonçalves. O Esportivo não é só um clube de futebol, mas representa a união da comunidade. Parabéns para todos que integram e que fizeram parte desta história de 102 anos”, pontuou.

Passado e futuro lado a lado

O Club Sportivo, sua primeira denominação, se tornou um reconhecido protagonista no cenário futebolístico do Rio Grande do Sul. Diante disso, como pano de fundo do emblemático momento vivido na cerimônia, uma partida recreativa com os jovens das categorias de base do clube, que tem investido e oportunizado melhorias em prol da formação de atletas, foi promovida no gramado do Montanha dos Vinhedos. A iniciativa foi uma forma de destacar a importância da base para o futuro alviazul.

“Com as recentes conquistas nas categorias sub-17 e sub-19, o Esportivo almeja cada vez mais garotos a disposição do elenco profissional, a partir de investimentos em infraestrutura, como os novos vestiários e a implementação de um software de gestão – além de potencializar a formação com projetos via Lei de Incentivo ao Esporte”, enfatizou o presidente Piccoli. O clube, inclusive, já investiu um valor aproximado de 800 mil reais nas categorias de base nos últimos dois anos e, na vanguarda da inovação, abriu a categoria sub-19.

Um pouco da história alviazul

Instituído em 24 de agosto de 1919, o Clube Esportivo Bento Gonçalves disputou a primeira partida oficial em 21 de setembro do mesmo ano de sua fundação, com um empate por 1 a 1 diante do Garibaldi. A lacuna que existia no município por um time de futebol profissional fez que surgisse a ideia de sua criação. Liderada por Leonardo Carlucci, a iniciativa partiu de 33 sócios fundadores.

Ao longo de sua história mais que centenária, o Esportivo foi acumulando conquistas dentro de campo que o consolidam como uma das principais equipes do interior gaúcho. Na galeria de troféus, destaque para o título de vice-campeão gaúcho de 1979 e a faixa de campeão do interior na mesma temporada. Além disso, o clube também é celeiro de grandes nomes do futebol nacional. Oriundos das categorias de base, o Esportivo revelou nomes de atletas que já chegaram à seleção brasileira.

Em campo, Décio Frozi foi o atleta que mais marcou com a camisa alviazul, com 95 tentos anotados entre 1968 e 1967, e Toninho Fronza o que mais vezes vestiu o manto do Esportivo, com 460 jogos – de 1975 a 1988 e em 1991. A mais recente conquista do clube foi o título de Campeão do Interior no Gauchão 2020.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...