Recreio da Juventude e UCS firmam parceria para fomentar o desenvolvimento do esporte na região

Foto Anderson Civardi

Foto Anderson Civardi

Acordo também incluiu repasse de equipamentos para utilização em pacientes em recuperação da covid, além de descontos para associados do clube em cursos na universidade

O Recreio da Juventude e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) assinaram, neste mês, um acordo que busca desenvolver ações voltadas às áreas do esporte, da saúde e da educação na região. Trata-se de uma grande parceria entre um dos principais clubes formadores de atletas do Estado e uma das maiores instituições de ensino e pesquisa, referência em Medicina do Esporte no Rio Grande do Sul.

Pelo acordo, os atletas do Recreio da Juventude terão acesso ao atendimento multidisciplinar oferecido pelo Centro Clínico UCS (CECLIN), incluindo avaliação e orientação de atividades, reabilitação e exames clínicos em diferentes áreas, entre outros.

Em contrapartida, estudantes de todas as áreas do conhecimento da universidade terão a oportunidade de realizar estágio no RJ, nos setores Administrativo, Esportivo, Relações Humanas, Cultural, entre outros. Os alunos poderão, por exemplo, acompanhar o cotidiano de atividades das diferentes modalidades oferecidas pelo clube, qualificando a formação e permitindo a troca de informações e o conhecimento entre academia e equipes.

Para o presidente Executivo do Recreio da Juventude, Paulo Henrique Marchioro, a parceria com a UCS irá reforçar a estrutura já oferecida pelo clube, profissionalizando a formação dos atletas. “Ficamos esmerados e enobrecidos pela união dessas duas forças. Com certeza veremos resultados em prol da comunidade caxiense”, destaca Marchioro.

Já o vice-presidente de Esportes do Recreio da Juventude, Fabiano Toigo, expressa o orgulho de integrar a gestão do clube na reunião de “dois gigantes em vários desenvolvimentos” e antecipa que a parceria pode gerar bons frutos:

“Formamos atletas que disputam competições nacionais de natação, basquete, judô… Tênis é outra modalidade em desenvolvimento, sem contar competições de veteranos. Um de nossos objetivos é termos atletas do clube nas próximas Olimpíadas”, comenta Toigo.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, exalta a dedicação da equipe responsável pelo estabelecimento da parceria entre “instituições com projetos convergentes, que investem seus lucros em benefício de seus públicos, na educação, na saúde e também no esporte”.

Firmando o compromisso de uma atuação que gere frutos, o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, reafirma a expectativa pelo trabalho conjunto, que “fortalece a Universidade que existe para contribuir com o desenvolvimento social em todos os sentidos, incluindo o ensino e o esporte”.

Acordo também viabiliza equipamentos para pacientes em recuperação da covid

A parceria entre RJ e UCS permitiu a cedência de equipamentos que podem ser utilizados no processo de recuperação de pessoas que tiveram covid-19. Ao todo, 27 aparelhos foram repassados pelo clube à universidade, como supinos, bicicletas, remadas e outros. As máquinas serão utilizadas para a prática de fisioterapia, sempre orientada por especialistas, e estão na universidade, à disposição de toda a comunidade.

Descontos na UCS para associados do clube

 

Outro fruto da parceria envolve a oferta de descontos para os associados do RJ nos cursos de diferentes áreas do conhecimento da UCS.

Pelo Recreio da Juventude, assinaram o contrato o presidente Executivo, Paulo Henrique Marchioro, e o vice-presidente de Esportes, Fabiano Toigo; pela UCS, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, e o reitor Evaldo Antonio Kuiava.

Sobre o Recreio da Juventude

Com 108 anos de história, o Recreio da Juventude é um dos mais tradicionais clubes sociais e esportivos do Rio Grande do Sul. São mais de 19 mil associados que contam com 4 sedes, sendo 2 esportivas e 2 sociais, com uma estrutura que inclui piscinas, espaços de convivência e cultura, 2 academias, campos, quadras de esporte e muito contato com a natureza. Na área esportiva, são oferecidas 12 modalidades esportivas com toda a estrutura necessária para treinamentos e preparação para competições. As equipes do RJ são destaques no cenário regional, estadual, nacional e internacional, competindo em diferentes categorias. Para atender os mais diferentes públicos, o RJ também fomenta o Grupo Reviver, que contempla a melhor idade com atividades elaboradas especialmente para este nicho.

Sobre a Universidade de Caxias do Sul

Instituição Comunitária de Ensino Superior mais antiga da região, com 54 anos, e com atuação direta na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a UCS foi construída pelo esforço coletivo da comunidade. Empreendendo ações acadêmicas e sociais no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, está presente em 13 cidades e alcança uma população de 1,5 milhão de habitantes. Com mais de 110 mil pessoas formadas em graduação e pós-graduação desde a sua criação, a UCS é referência em rankings de avaliação de ensino.

O Centro Clínico UCS é uma Unidade de Atendimento em Saúde que compreende múltiplas especialidades médicas e serviços em diferentes áreas. Está situado no campus-sede, em Caxias do Sul, e tem como finalidade oferecer atenção integral às pessoas por meio de uma qualificada rede de assistência, que compreende consultas, exames e serviços de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Assistência Social.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...