Saiba como ter os dentes perfeitos de maneira prática

 teeth-1670434_1280 (1)

O sorriso é um meio de comunicação não verbal muito importante, por isso é essencial para a construção dos relacionamentos e para as trocas sociais e profissionais. Em vista disso, a procura por métodos que promovam dentes perfeitos tem crescido em todo o país.

Até porque, os problemas com a aparência das estruturas dentais ou com a formação das arcadas, comprometem a estética do sorriso, prejudicando a autoestima dos pacientes e interferindo na sua habilidade de conversar em ambientes públicos ou de sorrir sem receios.

Pensando nos impactos que essas condições causam na qualidade de vida das pessoas, o mercado odontológico tem desenvolvido técnicas bastante avançadas para corrigir os mais variados tipos de problemas, como:

  • Coloração amarelada e envelhecida;
  • Dentes tortos e encavalados;
  • Falta de alinhamento da arcada;
  • Encaixe incorreto da mordida;
  • Trincos ou quebra das estruturas.

Esses procedimentos são capazes de transformar por completo o sorriso, trazendo de volta a autoconfiança das pessoas enquanto melhora a saúde bucal como um todo.

Cuidados e tratamentos que podem melhorar a aparência do sorriso

A dentística é uma área da odontologia que envolve diversas especialidades – como a ortodontia e a implantodontia – e tem como objetivo principal conciliar os tratamentos que promovem a melhora cosmética dos dentes, ao mesmo tempo em que trata da saúde bucal.

Assim, os pacientes podem utilizar inúmeros tipos de intervenções profissionais, que permitam a remodelagem do sorriso.

No entanto, também existem diversos cuidados individuais que podem promover o aperfeiçoamento da beleza e da harmonia dos dentes, sem que seja necessário gastar muito.

Deste modo, se você quiser cultivar dentes mais brilhantes, saudáveis e esteticamente agradáveis, é fundamental se atentar a esses cuidados:

1.    Higienização bucal adequada

A limpeza bucal é a melhor forma de manter os dentes saudáveis e naturalmente bonitos, pois ela permite o controle das ações bacterianas que causam danos importantes nas estruturas dentárias, deixando-as com uma aparência envelhecida e estragada.

Por isso, é crucial que todos os pacientes escovem os dentes três vezes ao dia, 30 minutos após as refeições principais. Essa higienização deve ser feita com o auxílio de uma escova com cerdas macias e um creme dental que possua flúor ou tenha efeito anti-sensibilidade.

2.    Realização de tratamentos ortodônticos

O uso do aparelho dentario transparente tem se tornado ainda mais popular entre o público adulto, pois além de melhorar consideravelmente os danos de formação estrutural dos dentes, ainda garante uma aparência mais discreta para o tratamento.

Contudo, esse cuidado também pode ser feito por meio de diversos tipos de dispositivos diferentes, que são específicos para as necessidades de cada pessoa. Assim, o dentista pode acabar indicando o aparelho dental de porcelana, o móvel invisível ou o fixo comum.

Esses acessórios permitem realizar o alinhamento dos dentes, o reposicionamento das estruturas, a correção de problemas com o encaixe da mordida e até o aumento do espaço disponível no palato.

3.    Diminuição do consumo de algumas bebidas

Uma forma de evitar o escurecimento dos dentes ou o desenvolvimento de uma tonalidade mais amarelada é reduzindo o consumo de bebidas ácidas e que possuam uma concentração alta de corantes, como o refrigerante, o vinho, o café ou os chás.

Em conjunto com essas medidas, o abandono do hábito de consumir bebidas alcoólicas e cigarros também pode auxiliar muito na redução do aparecimento de manchas no esmalte dentário.

4.    Colocação de lente de contato dental

A aplicação da lente de contato nos dentes se tornou uma moda entre os famosos e influencers de todo o país e, consecutivamente, tem chamado cada vez mais a atenção dos pacientes de diferentes faixas etárias.

Essa técnica consiste na aplicação de placas ultrafinas de cerâmica, ao redor das estruturas naturais do dente. Isso permite que o dentista corrija o formato, tamanho, cor e até mesmo o espaçamento, dando um aspecto completamente novo ao sorriso.

A lente nos dentes é uma intervenção permanente que demora apenas quatro consultas para ser completamente finalizada e que, quando cuidada adequadamente, pode durar mais de 20 anos.

5.    Utilização diária do fio dental

Por ser uma ação um pouco mais demorada e incômoda, muitos pacientes acabam negligenciando o uso do fio dental. Contudo, esse cuidado é essencial para a remoção de restos de comida e placas bacterianas do sulco gengival – área entre o dente e a gengiva.

Como essa região não pode ser acessada pela escova de dente, a única forma de impedir a formação do tártaro, cáries, inflamações e periodontites é por meio do uso diário do fio dental.

Esse cuidado deve ser feito, inclusive, pelos pacientes que utilizam as facetas de resina, para impedir que essas bactérias não entrem por baixo das lentes e acabem comprometendo os dentes naturais.

Benefícios que esses procedimentos trazem para a saúde dos pacientes

Muito mais do que apenas garantir dentes mais bonitos e um sorriso perfeito, essas medidas e intervenções profissionais garantem a melhora da:

  • Saúde geral do paciente;
  • Autoestima;
  • Capacidade de concentração;
  • Produtividade;
  • Mastigação e respiração.

Além disso, essas mudanças – em conjunto com o acompanhamento odontológico regular – proporcionam o controle dos microrganismos orais, ajudando com a prevenção de doenças que podem comprometer as estruturas dentais.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...