Saiba qual é o peso da máquina pública em Caxias do Sul

Agenor Basso

Agenor Basso

Por Agenor Basso*

Ilustres Vereadores e Vereadoras

da nossa Caxias do Sul

 

         O tempo é o senhor da razão, ele nos mostra a realidade dos fatos e no caso da Administração Pública Municipal o que vem ou virá em benefício do interesse público naquilo que os administradores que a população elegeu estão fazendo ou decidindo.

         A LOM – Lei Orçamentária Municipal – para 2022, como está publicado no Jornal Pioneiro de hoje, 10 de setembro de 2021, prevê  a ampliação dos CCs, além de ter a verba de representação para um bom número de cargos públicos.

         Considero o atual Prefeito Adiló uma pessoa honesta, mas sob o aspecto administrativo público, olhando de fora, me parece que está sendo levado a um equívoco orçamentário público e que mais adiante Caxias do Sul terá dificuldades para equilibrar mais este  peso para “máquina pública municipal caxiense”.

         Vejamos os FATOS:

Fato 01

         A LOM prevê 5 secretários adjuntos, 1 secretário extraordinário,  1 subprefeito da região central, 11 subprefeitos e 1 coordenador geral distrital – nada muda já existem há anos, 10 Diretores Gerais !!!! 1 controlador geral – já existe, 6 CCs Diretores Executivos Administrativos e Financeiros!!!! e 72 Diretores Servidores e a verba de representação e bonificações por meritocracia….e o Grupo de trabalho sendo o SINDISERV e o IPAM… quem mais???? … e conforme o jornal, com o passar do tempo, irá diminuir!!!!  o peso para o Município. Esperemos “sentados” para ver!!!!

Fato 02 – Alguém dentro de Caxias tem condições de esclarecer por que já foram chamados através de  33 – trinta e três EDITAIS  … 1.507 ( mil quinhentos e sete) estagiários. Onde estão “amontoados” TODOS estes estagiários e fazendo o que????

         Qual o custo mensal dos mesmos?

Fato- 03

         Com o apoio do Prefeito Adiló, foi criada uma NOVA categoria de funcionários públicos: a dos Procuradores Municipais de Caxias do Sul, que pela própria condição funcional ganham no TOPO da  tabela  dos funcionários públicos municipais. Quanto isto representa para o erário público municipal, tendo em vista que até DEZ ANOS APÓS se aposentarem vão continuar recebendo honorários de sucumbência. A “caixinha” dos honorários de sucumbência  quanto representa de ganho individual mensal para cada Procurador Municipal, mesmo após se aposentarem?

  1. A LOM cria novos funcionários públicos … meritocracia e possíveis bonificações
  2. Estão sendo chamados, até agora, mais de 1.507 estagiários
  3. Honorários de sucumbência para todos os procuradores…pagos até dez anos após a posentados….

Constatações de AGENOR BASSO   um cidadão preocupado com a nossa Caxias do Sul

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...