Festa das Colheitas: alegria, muita comida típica e valorização do interior

ALE_4625

Programação envolveu o centro e as comunidades de Santa Lúcia do Piaí, Terceira Légua, Fazenda Souza e Galópolis

ALE_3935 ALE_4192 ALE_4195 ALE_4249 ALE_4251 ALE_4501ALE_4554

Centro e interior se reaproximaram nos últimos dias quando Caxias vivenciou a Festa das Colheitas, o primeiro grande evento da Festa Nacional da Uva 2019. Em Santa Lúcia do Piaí, durante o Festivitá, a música só parou de madrugada. Já na Praça Dante Alighieri, durante a Exposição dos Distritos, os agricultores comemoravam a necessidade de repor produtos, já que as vendas estavam excelentes. O Filó das Embaixatrizes, sábado à noite em São Pedro e São Paulo da Terceira Légua, colocou as jovens candidatas em contato com rainhas e princesas de edições passadas, sendo pura emoção. No domingo, música, diversão e deliciosos tortéis, em Fazenda Souza e, para encerrar, Missa em Galópolis.

ALE_4817 ALE_4983

????????????????????????????????????

ALE_4991

Para a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Sandra Mioranza Randon, o evento cumpriu um papel muito importante de resgate e valorização dos distritos, das comunidades do interior e do homem do campo.

“Sentimos o carinho das pessoas por receber a Festa da Uva em seus distritos. O envolvimento das comunidades é fundamental e foi incrível ver a doação de todos. Estamos muito felizes com o resultado da primeira Festa das Colheitas”, salienta Sandra.

Em todas as etapas, a Festa foi sempre animada com bandas e grupos folclóricos. As embaixatrizes, empolgadas, puxavam palmas e dançavam sempre com muitos sorrisos e sem perder a tiara de flores do traje de vindimadora. Os grupos Zo Scarpon, Girotondo e Ragazzi Dei Monti estavam entre os que garantiram a animação.

Exposição dos Distritos

Durante todo o sábado (24/03) as comunidades de Linha 40, Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza comercializaram, na praça Dante Alighieri, produtos típicos coloniais como pães, biscoitos, cucas, bolos, chimias e doces, além de artesanato e massas. No espaço de Santa Lúcia do Piaí, algumas mulheres de diferentes idades faziam dressa (a trança feita com palha) e que chamou muito a atenção das crianças. A nona Graciema Oliva Zanotti Bonatto, de 82 anos, já está esperando a próxima chance de trazer sua arte para a Praça.

“Podemos vir quantas vezes quiserem. Foi muito bom ver as meninas (embaixatrizes) querendo aprender. Pra nós foi uma alegria!”, disse Graciema.

Animaram o palco da Exposição dos Distritos os grupos Stella Alpina, Kremony, Zo Scarpon, Coral de Ana Rech, Coral Guadalupe, Marco Antonio, Coral Anima D’Italia, Grupo Ricordi e Irmãos Mazoni.

 

Filó das Embaixatrizes

O tradicional Filó marcou uma importante etapa no pré-concurso de Escolha das Soberanas da Festa da Uva 2019. Foi durante o evento que as 17 candidatas receberam a faixa de embaixatrizes. O evento reuniu mais de 700 pessoas, na noite de sábado, na comunidade de São Pedro e São Paulo da Terceira Légua.

Uma surpresa foi a grande presença de soberanas de edições anteriores. Desde Zila Turra Pieruccini, rainha de 1958, e a princesa da mesma edição, Dione Basso Rodrigues, até a rainha de 2014, Giovana Dannenhauer Crosa e a princesa Karina Furlin.

“Eu adorei, a apresentação delas voltou às origens, com as músicas bem alegres. É assim que tem que ser uma Festa da Uva.” disse Zila.

A presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Sandra Randon, relembrou em seu discurso o quanto ficava emocionada com as histórias contadas pelos nonos sobre as dificuldades enfrentadas. Ela pretende que a Festa da Uva volte a emocionar a todos e envolver a comunidade, valorizando o trabalho dos agricultores. O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra também prestigiou o evento. Em seu discurso, ele elogiou o trabalho dos agricultores e lembrou que a festa não é responsabilidade apenas da Comissão Comunitária, mas de todos os caxienses. “Que venha a Festa da Uva 2019!”, disse Guerra.

Desfile de Carros Antigos e Tortelada

ROG_4038 ROG_4127 ROG_4378 ROG_4618

No domingo, 25, as 17 embaixatrizes tiveram seu primeiro compromisso oficial com a faixa. Elas partiram do Centro até Fazenda Souza, desfilando em carros abertos da Associação de Carros Antigos de Caxias do Sul e do Mercedes-Benz Clube Caxias do Sul. Chegando em Fazenda Souza, as embaixatrizes participaram animadas da Tortelada, prestigiada por mais de 800 pessoas, e preparada pela comunidade local.

Foram feitos aproximadamente 9 mil tortéis, o que consumiu 100 quilos de moranga e 14 sacos de farinha.

A Festa das Colheitas encerrou com uma missa em agradecimento à colheita, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Galópolis. O próximo grande evento da Festa Nacional da Uva 2019 será a Escolha das Soberanas, no dia 19 de maio.

Fotos Alexandre Mesquita / Alexander Fernandes e Leandro Araújo

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...