Oficina e painel irão abordar a criança e a cultura infantil no Téti

Téti_Leonardo Moreira

Atividades serão ministradas pela pesquisadora Lucilene Ferreira da Silva nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de abril

A cultura infantil corresponde ao acervo de brinquedos e brincadeiras acumulado pelas crianças e constitui representações de diferentes aspectos das sociedades nas quais se desenvolveram ou se integraram. É isso que a mestre e doutoranda em Música e pesquisadora da cultura infantil, Lucilene Ferreira da Silva, irá explorar no Téti – Festival de arte e cultura para a infância. A estudiosa fará duas atividades nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de abril, voltadas para educadores, cuidadores, contadores de história, comunidade artística e interessados em geral.

Na sexta-feira, Lucilene participa do painel “A criança, o brincar e a cultura infantil”, junto com a arte-educadora, Cristiane Ferronato. A mediação do painel é da musicoterapeuta Chiara Herrera e ocorre no teatro do SESC, a partir das 19h30min. As inscrições são gratuitas. O painel irá discutir o repertório das brincadeiras e da música tradicional da infância. “Conhecer esse repertório nos possibilita refletir sobre o quanto é possível aprendermos, através dele, sobre o Brasil, a cultura brasileira e a criança brasileira e serão estas as reflexões propostas pela mesa”, frisa Lucilene.

Já no sábado, a pesquisadora ministra a oficina com o mesmo tema “A criança, o brincar e a cultura infantil”, no Centro de Cultura Ordovás, das 9h às 16h30min, com intervalo ao meio-dia. A inscrição custa R$ 100 e pode ser feita por meio do e-mail festivalteti@gmail.com. A proposta da oficina é possibilitar aos educadores uma reflexão sobre a criança, o brincar e o seu repertório e se desenvolverá a partir da prática de um diferenciado repertório de brincadeiras.

O Téti – Festival de arte e cultura para a infância de Caxias do Sul segue até o dia 15 de abril e tem a realização de Cali Gestão Cultural + Comunicação, o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio cultural da Metadados Assessoria e Sistemas, Foto Itália, Unimed Nordeste-RS e Moneo.

Programação (site www.teti.art.br)

 

Sexta-feira, 13 de abril

Painel “A Criança, o Brincar e a Cultura Infantil”, com Lucilene Silva (SP) e Cristiane Ferronato (RS). Mediação: Chiara Herrera (RS)

Horário: 19h30min

Local: Teatro do SESC

Inscrições gratuitas

Livre para todas as idades. Ideal para professores, cuidadores, contadores de histórias, comunidade artística, interessados em geral

Sábado, 14 de abril

Oficina A criança, o brincar e a cultura infantil”, com Lucilene Silva

Horários: 09h às 12h

              13h30 às 16h30min

Local: Centro de Cultura Ordovás – Sala de Teatro

Livre para todas as idades. Ideal para professores, cuidadores, contadores de histórias, comunidade artística, interessados em geral

Atividade paga: R$ 100,00 | Inscrições: festivalteti@gmail.com

Aquarelando – Arte e Musicalização para os pequenos

Horário: 14h

Local: Biblioteca Parque | Estação Férrea

Entrada Franca

Livre para todas as idades. Ideal para crianças com 02 e 03 anos (acompanhada dos pais ou cuidadores)

Domingo, 15 de abril

Arte no parque | Musical Raiar para Bebês – Nade Bem / Samuel Sodré / Grupo Zingado + Orquestra Infantil de Maracatu + Sarau da Poesia / Varal da Poesia / Contação de estórias / oficina de musicalização / espaço sensorial para bebês, e muito mais

Local: Parque dos Macaquinhos

Horário: 10h às 17h

Livre para todas as idades

 

Foto Jaqueline Rombaldi Kramer

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...