Estudantes da Escola Fioravante Weber recebem orientação em nova sinaleira no bairro Pioneiro

_DSC6162

 

Agentes da SMTTM realizaram atividade com crianças do 4º ano da instituição

 

 

A entrada e a saída dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fioravante Webber, no bairro Pioneiro, em Caxias do Sul, ficou mais segura desde a tarde desta terça-feira (17/04). A equipe da Seção de Semáforos, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), concluiu a instalação de uma sinaleira em frente à escola, na avenida Ângelo Corsetti. Foram implantados semáforos para veículos, pedestres, botoeiras e um sistema de voz que orienta pessoas com deficiência a realizarem a travessia com segurança.

A instalação dos equipamentos atende uma reivindicação dos moradores e da equipe diretiva da instituição, que conta com cerca de 500 estudantes nos turnos manhã e tarde. Uma das justificativas é o intenso fluxo de veículos naquela região, principalmente em horários de grande movimento, como o final da tarde, que coincide com a saída dos estudantes. Essa situação era motivo de preocupação para a diretora da escola, Jocelei Fabiana Angonese. “Há uns dois anos tivemos um caso de atropelamento em frente à nossa escola e, desde então, a preocupação ficou maior. Pleiteamos esse semáforo para que isso pudesse tranquilizar os professores e os pais também, além de incentivarmos os estudantes a conhecerem os equipamentos de trânsito. Estamos contentes”, afirma.

Após o acionamento dos semáforos, agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT) aproveitaram a oportunidade e realizaram um treinamento com estudantes das turmas do 4º ano A e B da instituição. As crianças foram orientadas a esperar na calçada, acionar a botoeira, observar o semáforo para pedestres ficar na cor verde e aguardar os veículos pararem totalmente antes de iniciar a travessia. “Vocês (estudantes) possuem dez segundos para atravessar a rua. Não precisa correr, mas também não pode se enrolar. É um tempo suficiente para que a travessia seja feita com segurança, com calma e para que ninguém se machuque”, orientou o fiscal Joelson Queiroz.

Com a ajuda de voluntários, como o estudante Guilherme Costa Bender, de nove anos, que foi o responsável por acionar a botoeira em uma das travessias, Queiroz e os alunos fizeram uma travessia como teste. As crianças foram instruídas a observarem o semáforo (que possui um contador que mostra o tempo de travessia); olharem para os dois lados da via e a caminharem com tranquilidade. “É importante que a escola continue levando essa orientação para outros estudantes, sejam eles crianças ou adolescentes, para que façam a travessia somente com a orientação do semáforo. Os equipamentos estão lá para que a comunidade utilize e não podem ser ignorados”, reforça o diretor de Trânsito e Transportes da SMTTM, Pedro Cogo, que também participou da atividade com os estudantes.

Cogo afirma ainda que haverá reforço na sinalização para que os condutores observem os equipamentos e respeitem a orientação do semáforo. Além disso, agentes da SMTTM monitorarão a entrada e a saída dos estudantes nos próximos dias.

Próximo semáforo

A equipe de Semáforos da SMTTM iniciou nesta semana a implantação de sinaleiras no cruzamento da rua Os Dezoito do Forte, esquina com a Feijó Júnior, em São Pelegrino. A instalação está em fase inicial e ainda não tem data para começar a funcionar.

Outros semáforos

O semáforo na Escola Fioravante Weber foi o terceiro equipamento implantado nos últimos dois meses em Caxias do Sul. Em março, a SMTTM instalou sinaleiras no cruzamento entre as ruas Frei Pacífico e Antônio Ribeiro Mendes, no bairro Pio X, e no entroncamento das ruas Bortolo Zani e Dionísio Lorandi, no bairro Bela Vista.

Em janeiro deste ano, outros pontos da cidade também passaram a contar com a segurança dos semáforos. O primeiro foi no entroncamento das ruas Madre Barbara e Padre Raul Accorsi, no bairro De Zorzi. Em seguida, entrou em operação um semáforo na esquina da rua Bento Gonçalves com a La Salle, no bairro São Pelegrino. Esses trechos apresentaram crescimento no fluxo de veículos, justificando a instalação dos aparelhos. Por fim, os pedestres que utilizam a rua Bento Gonçalves com a Feijó Júnior, também em São Pelegrino, passaram a contar com tempo exclusivo para travessia de pedestres.

A instalação dos equipamentos integra o programa Inova Mobilidade, que desde o início do ano passado vem revisando, adequando e trazendo melhorias nos serviços de trânsito, transportes e na mobilidade em Caxias do Sul.

Foto Leonardo Portella

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...