Apresentadas a coroa e tiaras da Festa da Uva 2019

Atual Rainha da Festa da Uva Rafaelle Galiotto Furlan, ladeadas pelas princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso (direita)

Atual Rainha da Festa da Uva Rafaelle Galiotto Furlan, ladeadas pelas princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso (direita)

Peças foram baseadas em projeto desenvolvido pelo curso de Design da Universidade de Caxias do Sul e confeccionada pela Joias Sena, de Guaporé

Símbolo da realeza, a coroa é sinônimo de beleza, elegância, sofisticação e sintetiza a essência de uma Soberana. Essas qualidades estão presentes nas joias que irão adornar a cabeça da Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2019. A comunidade conheceu nesta quarta-feira, 2 de maio, o adereço mais cobiçado pelas 17 Embaixatrizes, em um evento realizado na Monacri. Além das peças da Rainha e Princesas, foram apresentadas as tiaras das Embaixatrizes.

Confeccionadas pela Joias Sena, de Guaporé, as três coroas e as 17 tiaras foram fabricadas em metal com processo de foto corrosão e folheação de ouro, pedras preciosas swarovski e pérolas. Esta é a primeira vez que a empresa desenvolve as peças para a Festa da Uva. “É uma honra poder trabalhar para a Festa e agradeço a confiança no nosso trabalho. Posso afirmar que essas são as joias mais bonitas de todos os tempos”, frisa Celmar Pierezan, proprietário da Sena.

 coroas e tiaras_Leandro de Araújo (4)

Concepção das joias

As coroas e tiaras da Rainha, Princesas e Embaixatrizes da Festa Nacional da Uva 2019 foram baseadas no projeto desenvolvido pelo curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, por meio das alunas Carolina Muniz Brolese, Katia Koswoski e Marieli Zen Campagnollo, com supervisão da professora Aline Fagundes.

O adorno da Rainha destaca beleza, simplicidade e inovação. As pérolas, localizadas no topo da peça, simbolizam Caxias do Sul, a pérola das colônias. O ponto central representa as linhas, travessões e demarcações das colônias. “Essa foi uma forma de homenagear toda a jornada daqueles que deixaram seu registro na história da Festa”, explica Aline.

coroas e tiaras_Leandro de Araújo (2) (1)

As duas folhas de parreiras, localizadas ao lado das linhas, simbolizam Caxias do Sul, como um mapa; as gavinhas representam o novo; e o cacho de uva estilizado, com pedras brilhantes significam os grãos da uva. “A escolha de um cacho mais sóbrio se deu pela busca de um equilíbrio estético entre os elementos, para evitar o excesso”, frisa a professora.

As inspirações para o desenho da peça foram a primeira Soberana da Festa, Adélia Eberle, e Adele Blogh-Bauer, a monalisa austríaca, obra de Gustav Limt, de 1907. A ideia foi aliar a peça ao encantamento e atemporalidade de uma obra de arte. “O caráter artístico e estético das joias proporcionam uma experiência através da beleza e do sentimento de prazer ao olhar para os detalhes, cores e curvas. A partir de uma intensa pesquisa, criamos peças singulares, com uma relação harmoniosa entre imaginação e funcionalidade”, destaca Aline.

As coroas das Princesas seguem o mesmo desenho, em tamanho menor.

Embaixatrizes recebem tiaras

coroas e tiaras_Leandro de Araújo (3)

A noite também foi de muita emoção para as 17 Embaixatrizes. Além de conhecerem a joia tão cobiçada, as meninas receberam as tiaras. Em um desfile individual, elas receberam o adorno das mães, momento que emocionou a todos que comparecerem ao evento.

Coroa em exposição

A coroa da Rainha da Festa Nacional da Uva 2019 ficará em exposição no Iguatemi Caxias, de 5 a 18 de maio. De lá, a joia sairá direto para adornar a Soberana no dia 19 de maio.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...