Atividades da Semana de Arte e Cultura reúnem três mil pessoas em Caxias do Sul

Róger Ruffato2

 

Ações gratuitas foram oferecidas de forma descentralizada entre 1º e 06 de maio

 

 

Oficinas e apresentações artísticas gratuitas marcaram a primeira edição da Semana de Arte e Cultura de Caxias do Sul, realizada entre 1º e 06 de maio. Cerca de três mil pessoas participaram das mais de 30 atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC). A programação seguiu um caráter descentralizado, estendendo as ações até os distritos e comunidades fora do centro da cidade.

“A Semana de Arte e Cultura descentralizou as ações da secretaria e oportunizou oficinas de formação para crianças e a classe artística. A partir desta experiência, percebemos que algumas ações podem ser mantidas de forma continuada. Também estudamos a ampliação das atividades para uma nova edição”, afirma Joelmir da Silva Neto, titular da SMC.

A auxiliar de limpeza Marilete Duarte, 46 anos, acompanhou as apresentações no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) no sábado e se surpreendeu. “Sou mineira e escolhi Caxias para morar há cinco anos. Escolhi a cidade justamente por encontrar aqui espaços ótimos de convivência como o parque. Ver ele ocupado com música, jogos e outras atividades o torna muito gostoso de se estar”, comenta.

Além das apresentações artísticas como teatro, dança e música, também foram promovidos bate-papos e uma oficina de capacitação sobre a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, com o diretor do Departamento de Fomento do Pró-cultura RS, Rafael Cramer Balle. No total, 60 pessoas tiraram suas dúvidas sobre a elaboração e captação de projetos.

Aproximadamente 150 visitantes também se reuniram na noite de sexta-feira (04/05) para prestigiar a abertura de duas exposições na Casa da Cultura e na Biblioteca Parque Largo da Estação Férrea. As mostras “Teatro em Caxias: trajetória em cena” pode ser conferida até 30 de maio na Biblioteca Parque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Já a exposição “Técnica e Expressão” poderá ser visitada até 02 junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, aos sábados, das 10h às 18h, e domingos, das 14h às 18h, na Casa da Cultura. Ambas têm entrada gratuita.

No domingo (06/05), o encerramento da 1ª Semana de Arte e Cultura de Caxias do Sul, que também ocorreria no Parque dos Macaquinhos, foi cancelado em função da chuva.

Fotos: Róger Ruffato (apresentações no parque e exposição do teatro) e Adriano Chaves (exposição na Casa da Cultura)

 

Foto Róger Ruffato

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...