Centro de Cultura Ordovás recebe a exposição “Um olhar acadêmico sobre o Amarp”

IMG_0682

Mostra integra a programação local da 16ª Semana de Museus

 

A exposição “Um olhar acadêmico sobre o Amarp: novas mediações, novas percepções” abre ao público na próxima sexta-feira (11/05), às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. A mostra é realizada pelos alunos da disciplina de Curadoria e Mediação em Arte do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob orientação da professora Silvana Boone, em parceria com a Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Para a coordenadora da UAV, Mona Carvalho, dentro da ideia de tornar o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (Amarp) mais visitado, a exposição visa proporcionar um olhar experimental e acadêmico como forma de estudo e prática. “Além de aproximar os acadêmicos ao acervo do Município, essa proposta oportuniza um contato real para o desenvolvimento de um trabalho como curadores, que vai desde a seleção das obras, criação do conceito, observações do espaço, disposição das obras, montagem da exposição, até a criação de texto e atividades de mediação”, explica Mona.

Composta por 15 obras que integram o Amarp, a exposição tem como proposta ressaltar o valor cultural das peças catalogadas. Os acadêmicos responsáveis pela curadoria da mostra selecionaram obras que suscitam questionamentos sobre arte.

A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h, até o dia 03 de junho.

Outras atividades

Além da exposição “Um olhar acadêmico sobre o Amarp”, outras atividades da UAV também integram a programação local da 16ª Semana de Museus. Entre os dias 14 e 18 de maio, o público pode participar de visitas guiadas na mostra. Também está previsto um debate sobre o tema “O que é arte?”. As duas atividades são gratuitas e com vagas limitadas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br até esta quinta-feira (10/05).

No dia 14 de maio, o Ordovás recebe uma atividade de curadoria e mediação em arte, a partir das 16h40. A ação é realizada pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais da UCS, responsáveis pela exposição. A atividade é gratuita e com vagas limitadas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br até quinta-feira (10/05). Mais informações pelos telefones (54) 3228.6079 ou (54) 3901.1316.

Semana Nacional de Museus

De 14 a 20 de maio acontece a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, essa edição da Semana reúne aproximadamente 1,1 mil museus de todo o país, que oferecem ao público cerca de 3,2 mil atividades.

Caxias do Sul integra a programação nacional da Semana com o projeto local “Caxias do Sul: lugares de memórias e conexões possíveis”. Serão 20 instituições públicas participantes, número que envolverá cerca de 1,5 mil estudantes do Ensino Médio e do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. O objetivo é proporcionar uma assessoria especializada e gratuita aos educandários para a criação de espaços de memórias. As atividades também englobam visitas mediadas à exposição “Um olhar acadêmico sobre o Amarp: novas mediações, novas percepções”.

A realização da programação é da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Divisão de Museus; Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC-UCS); Instituto Bruno Segalla (IBS); Instituto Hércules Galló (IHG); Museu dos Capuchinhos (MusCap); e Memorial Gazola (Museu da Metalurgia de Caxias do Sul).

Foto Mona Carvalho

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...