Escola Municipal Ester Benvenutti promove o Dia da Matemática

4
Estudantes trocaram rotina por atividades e jogos didáticos com cálculos
Buscando despertar o interesse dos estudantes pelos números, os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Benvenutti transformaram a última sexta-feira (04/05) no Dia da Matemática na Escola. No decorrer do dia, as turmas foram envolvidas em diferentes atividades, adequadas a cada ciclo de aprendizado.
As turmas das séries finais participaram de uma gincana interdisciplinar, buscando entender o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos que envolvem as demais disciplinas. Além disso, as atividades também mostraram a importância da compreensão significativa das ciências exatas para a vida. Já as séries iniciais tiveram tarefas específicas, desde a construção do número e a noção de volume, o reconhecimento de diferentes figuras geométricas planas, até a relação da dança e do movimento corporal com a matemática.
Para a professora Daniela Bevilaqua, uma das organizadoras da ação, o mais importante foi incentivar o estudante a construir estratégias e ter criatividade para a resolução dos problemas, pois é disso que trata a disciplina. “É fundamental que nossos estudantes sejam capazes de interpretar problemas, analisar as variáveis e argumentar seus resultados com autonomia”, explicou. A professora ainda ressaltou que atividades de trabalho coletivo desenvolvidas em aula colaboram para a construção de uma visão solidária de relações humanas, incentivando o diálogo e a troca de ideias, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
A estudante do 9º ano, Larissa Wiechinski, conta que as atividades ajudaram na integração da turma, pois todos se envolveram na gincana, inclusive os professores. “O que eu mais gostei foi a união entre alunos e professores. Todos se ajudaram na resolução dos problemas”, relatou.
O Dia da Matemática na Escola foi organizado pelos professores Johnatan Rodrigues, Daniela Bevilaqua, Rosilaine Krammer e Franciele Mostardeiro.
Incentivo à Matemática
A Lei Federal nº 12.835, de 26 julho 2013, institui o Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio, com o objetivo de divulgar a ciência como uma importante ferramenta de trabalho humano. A data lembra o nascimento do escritor e professor de Matemática Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Ele é autor de importantes obras que tratam do assunto, como o livro O Homem que Calculava.
Foto Divulgação Escola
FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...