28ª Festa da Colônia de Gramado encanta público e valoriza o interior

Desfile de Carretas

Aproximadamente 210 mil pessoas passaram pelo Complexo junto à ExpoGramado

A 28ª edição da Festa da Colônia, durante 16 dias, levou aos cerca de 210 mil visitantes mais do que tradição, mas uma experiência completa da cultura alemã, italiana e portuguesa. Por meio da gastronomia, da música, da cultura e do esporte, os turistas conheceram um pouco mais destes países que colonizaram a Serra Gaúcha. Nos olhos de cada trabalhador foi possível ver a gratidão e, no sorriso, a felicidade. Segundo o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, o evento foi um sucesso e alcançou as expectativas da comunidade. “A Festa foi muito boa e, como sempre, valorizou as origens e a tradição do interior. Investimos em melhores bandas e conjuntos consagrados”, diz.

Desfile de Carretas.

Desfile de Carretas.

05_05_2018_28FestadaColonia_Desfile de Carretas. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

No último final de semana, uma programação repleta de atividades atraiu os visitantes para o Complexo da Festa da Colônia. Na tarde de sábado, o típico Desfile de Carretas encantou o público que estava ao longo da Avenida Borges de Medeiros. O cortejo de 26 carretas puxadas por bois, juntamente com tratores, bandas, corais e grupos de dança, saiu da ExpoGramado em direção à Rua Coberta às 15h30min.

Já no domingo, o evento foi marcado pelas finais dos Jogos Rurais. No total, 21 comunidades e 445 competidores participaram dos certames de canastra, 66, 3 setes e bochas feminino e masculino.

Além disso, houve uma grande movimentação nos biers e nas cozinhas Alemã e Italiana. Participaram da Festa sete biers, o café colonial – composto por três localidades diferentes – e oito comunidades envolvidas com a produção dos fornos.

Antes do encerramento, as soberanas Aline Wiltgen, Giovana Marcon e Mariana Marcon realizaram um discurso de despedida e convidaram a todos para prestigiarem o evento no próximo ano. Após, foi a vez da banda Brilha Som animar o público com sucessos como A Lua e a Noite, Querida Amiga, Cama Vazia e Chuva Cai.

A Festa da Colônia é a oportunidade anual de dar destaque aos agricultores e seus produtos, além de valorizar o interior, manter as tradições e incentivar a produção local. Para que o evento ocorra com êxito, toda a comunidade gramadense se envolve nos preparativos. Cerca de mil famílias estão ligadas à agricultura no município.

Dessa forma, Gramado transformou-se no berço da colonização de três nacionalidades e oportunizou aos visitantes uma imersão completa em cada cultura. O evento também ressaltou os atrativos da colônia, a lida do campo, a força e a história de um povo lutador que emprestou suas tradições para tornar Gramado um dos destinos de viagem mais procurado do Brasil. O fechamento dos números de refeições e produtos vendidos irá ocorrer no final da semana.

Foto Cleiton Thiele

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...