Jogos Escolares de Xadrez da Smel seguem até sexta-feira em Caxias do Sul

????????????????????????????????????

Concentração, foco e determinação. Esses são elementos fundamentais para uma partida de xadrez e, nesta semana, acompanham estudantes que participam dos Jogos Escolares de Xadrez e Xadrez Adaptado. Desde terça-feira (08/05), alunos de todas as redes de ensino do município (municipal, estadual, particular e federal) estão mostrando suas habilidades no Centro Esportivo do Sesi, onde acontecem os jogos promovidos pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). A competição segue até esta sexta-feira (11/05).
No primeiro dia dos Jogos, Ronaldo Hoffmann e o filho Gianluca, de 17 anos, estavam em lados opostos. O adolescente, que estuda no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Caxias do Sul, sempre teve gostou de xadrez. “Participo dos Jogos Escolares desde o sexto ano, agora estou no terceiro do Ensino Médio. Meu pai é professor de educação física e me incentiva muito em relação ao esporte, mas eu gosto mais de xadrez e vôlei. Acho que o esporte está no sangue”, defende o estudante.
Ronaldo se orgulha ao ver os filhos se dedicarem a diferentes modalidades esportivas. “Quando eles tinham três anos, já comecei a ensinar como movimentar as peças e hoje estão aqui participando dos jogos. O xadrez em especial ajuda na parte cognitiva, acalma e deixa a criança e o adolescente mais concentrados”, acrescentou Ronaldo.
O titular da Smel, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho, acompanhou o primeiro dia da competição. “É muito bom ver esse espaço lotado, com estudantes que se dedicam ao esporte e especialmente ao xadrez. O programa escolar do município é referência na região por atender as quatro redes de ensino com tamanha qualidade e dedicação. Essas atividades trazem muitos benefícios para a comunidade e os professores da Smel desempenham esse trabalho muito bem”, destaca o secretário.
Os Jogos Escolares ocorrem de março a novembro com 16 modalidades esportivas e paradesportivas. Mais informações sobre as competições podem ser obtidas pelo telefone (54) 3901-1265 com os professores Leandro Gregoletto ou Guilherme Dengo.

Foto Artur Boeira

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...