Procon Caxias do Sul lança campanha sobre Autoexposição Digital na Juventude

Palestra Procon UCS Teatro - 9759 - 14 de maio de 2018 - Mateus Argenta

O Procon Caxias do Sul promoveu, no dia 14/05, o lançamento da campanha “Autoexposição Digital na Juventude”, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre os riscos do mundo virtual. A abertura ocorreu no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e contou com palestras de juristas especialistas no assunto. Durante o lançamento também foi distribuída uma cartilha aos participantes.

O coordenador do Procon caxiense, Luiz Fernando Del Rio Horn, fez a abertura do encontro. “A internet é considerada a nova rua para as crianças e os jovens. Ela ainda constitui, na sua essência, uma novidade e um desafio tecnológico para todos, principalmente para as pessoas com mais vulnerabilidade, que são na maioria das vezes as crianças e os adolescentes”, ressaltou. O Dr. Fabiano Menke, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez a primeira palestra dando ênfase aos direitos da privacidade, à proteção de dados e aos ataques de publicidade na internet. “Todos nós geramos conteúdos e, com isso, o potencial de dano de exposição é bem maior”, alertou o professor e advogado.

“Quando Uma Imagem Vira Um Pesadelo” foi o tema da palestra do Dr. Júlio Alfredo Almeida, que também dá nome ao vídeo de conscientização do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) para os riscos de exposição de imagens íntimas na internet. Segundo dados fornecidos pelo palestrante, mais de 90 mil pessoas já foram alcançadas com a divulgação do material produzido pelo MP. “O vídeo traz uma linguagem acessível para o universo jovem, pois essa é uma idade difícil de se comunicar, quando muitas vezes o “não” não é bem aceito”, explicou o promotor de justiça.

O assessor pedagógico das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), Délcio Cruz Júnior, da Secretaria Municipal da Educação (Smed), participou da abertura e entende que o principal foco é a prevenção. “Já temos uma solicitação de palestras sobre o tema para a comunidade escolar. Então, esse programa veio ao encontro da nossa necessidade junto às crianças e adolescentes”, complementou.

A campanha é focada na prevenção da autoexposição digital para adolescentes e crianças, levando cuidados e orientações sobre o tema para o público-alvo e utilizando estudantes e professores como multiplicadores da iniciativa. A ação faz parte do programa Procon Digital, lançado pelo órgão de proteção e defesa do consumidor em 2017.

Participaram do evento diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, representantes da rede pública estadual e privada de ensino, bem como estudantes do Ensino Superior. O lançamento também integrou a Semana Acadêmica do curso de Direito da UCS. A campanha é uma iniciativa do Procon Caxias do Sul em parceria com a Smed; Coordenadoria da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS); UCS e MP/RS.

Procon Caxias do Sul

Para reclamações, dúvidas e orientações, acesse o portal do Procon Caxias do Sul em www.caxias.rs.gov.br/procon/ou utilize o telefone 151. O atendimento presencial é na rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Para os atendimentos do guichê especializado para deficientes auditivos e surdos, deverá ser feito o agendamento prévio junto à Coordenadoria da Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul. A pessoa com deficiência pode optar pelo atendimento especial todas as quintas-feiras do mês.

Foto Mateus Argenta

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...