Setor Juventude realiza 5ª Romaria da Juventude ao Santuário de Caravaggio

Romaria Jovem 2016 (2)

Jovens caminham até Caravaggio com o intuito de refletir sobre superação da violência e a paz

O Setor Diocesano da Juventude de Caxias do Sul promove no sábado, 26 de maio, a 5ª edição da Romaria da Juventude. A caminhada pretende reunir a juventude católica nos seus mais diversos carismas. Neste ano, o intuito da ação é refletir sobre a superação da violência e a construção da paz. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre como palavras e ações podem afetar o outro, bem como lembrar a todos que simples gestos e pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida do próximo. O mote é baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2018.

A concentração para a caminhada será às 6h30, em frente ao MartCenter Shopping, às margens da ERS-122, em Caxias do Sul. Para os peregrinos que irão fazer a romaria a partir de outras cidades, é importante ressaltar que o encontro de toda a juventude acontece às 10h, no início da Avenida Dom José Baréa, que dá acesso ao Santuário. Às 10h15, a peregrinação se tornará única e seguirá até a esplanada da igreja, onde, às 10h30min, será celebrada a missa – também realizada pelos jovens. A expectativa é que a 5ª Romaria da Juventude reúna mais de 300 pessoas. Além da juventude, amigos e familiares também são convidados a participar.

Desde a primeira edição, a Romaria da Juventude sempre teve um caráter especial. Em 2014, os jovens caminharam com as réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da recém passada JMJ Rio 2013. Em 2015, a juventude confeccionou e carregou a bandeira do Setor Juventude. Em 2016, a romaria foi conduzida pela imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul. No ano de 2017, não houve caminhada em virtude do mau tempo, mas os jovens compareceram em massa para a celebração da Eucaristia.

Neste ano, portanto, os jovens são convidados a utilizar as camisetas e bandeiras dos seus grupos de jovens. A galera também é convidada a levar consigo lenços brancos, que também serão entregues na Avenida 26 de Maio, em sinal de oração pela paz.

O assessor da juventude na Diocese, padre Marciano Guerra, lembra que ser cristão é ser peregrino. “Não caminhamos sozinhos, caminhamos entre irmãos, com os jovens. Uma multidão vai a Caravaggio nesses dias, talvez muitos sem tanto sentido. Desejamos que o nosso testemunho de comunhão e fé possa tocá-los”, pontua.

A orientação é para que os participantes utilizem roupas e tênis confortáveis, além de beber bastante água para hidratar o corpo, bem como uma alimentação saudável. Somente em caso de chuva muito forte é que a caminhada será cancelada. Isso será avisado na madrugada do sábado, dia 26, na página da ComMissão Jovem, no Facebook.

A caminhada faz parte da programação da 139ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, que acontece nos dias 26 e 27 de maio de 2018.

Serviço:

O que: 5ª Romaria da Juventude

Dia: 26 de maio, sábado

Saída: às 6h30, da frente do MartCenter Shopping, em Caxias do Sul

Chegada: às 10h30min, no Santuário em Farroupilha, para missa

Contato para entrevista:

Pe. Marciano Guerra – assessor do Setor Juventude – (54)  99614-4091

Sobre o Setor Juventude e a ComMissão Jovem:

O Setor Diocesano da Juventude é o espaço comum no qual representantes dos grupos de jovens, movimentos de evangelização juvenil e Pastoral da Juventude se reúnem para traçar, em conjunto, os caminhos da evangelização da juventude na região. Criada em 2012, a ComMissão Jovem é o grupo de comunicação da Diocese que divulga as ações do Setor, os acontecimentos da juventude católica de Caxias do Sul e região, bem como motiva a realização de eventos junto aos jovens e comunica as atividades dos grupos por meio de site (www.commissaojovem.com.br – em manutenção) e pelas redes sociais.

Sobre a Diocese de Caxias do Sul:

Fundada em 1934, quando foi desmembrada da arquidiocese de Porto Alegre, a diocese de Caxias do Sul abrange 32 municípios da região leste da Serra Gaúcha. Conta com 74 paróquias, 983 comunidades (igrejas) e quatro santuários. Dispõe de um Centro de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, e de três seminários. Dom Paulo Moretto é o bispo emérito e Dom Alessandro Ruffinoni é o bispo em atividade.

Foto (3ª Romaria da Juventude 2016): Felipe Padilha/ComMissão Jovem

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...