Secretaria de Trânsito confere primeiro dia da linha de ônibus entre PA 24h e UPA Zona Norte

_DSC7545

As primeiras horas de funcionamento da linha LC 92 – PA 24h/UPA Zona Norte foram conferidas pelo secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares, na quarta-feira (16/05). O titular da pasta acompanhou o diretor Pedro Cogo, o gerente de Trânsito e Transportes, Marcos Jablonski, e o engenheiro Daniel Rech, em uma viagem com o coletivo para observar o atendimento da nova linha do transporte coletivo urbano em Caxias do Sul.

A equipe iniciou a viagem na parada em frente ao Pronto Atendimento 24h, no Centro, e seguiu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, no bairro Centenário. Essa foi uma das 37 voltas programadas no itinerário em dias úteis, que prevê o primeiro veículo saindo às 5h30 e o último às 23h25. Além disso, eles conferiram os locais de embarque e desembarque da nova linha e a sinalização indicando os terminais de parada. “É um percurso curto e uma viagem rápida, mas que faz a diferença na vida das pessoas. Não existia nenhuma ligação entre essas duas importantes unidades de saúde e essa linha chega para suprir essa demanda”, destaca o titular da SMTTM. Soares reforça que o atendimento da nova linha continuará sendo observado pelas próximas semanas.

Quem já utilizou a novidade foi a aposentada Lourdes de Fátima Monteiro, 63 anos. Moradora do bairro Diamantino, ela estava indo à UPA para uma consulta médica devido a problemas respiratórios que a impediram de trabalhar. Uma vizinha que estava na parada de ônibus comentou sobre a nova linha, o que contribuiu para que Lourdes decidisse procurar os serviços de saúde da UPA pela segunda vez. “Na última vez que precisei de atendimento, meu filho me levou à UPA e fui bem atendida. Foi rápido, não precisei passar muitas horas aguardando uma consulta. Mesmo assim, dei uma olhada na sala de espera do PA e vi que tinha muita gente. Aí resolvi ir até a parada e me informar para saber qual ônibus ia até a UPA”, explicou. “É uma ideia muito boa colocar ônibus nesses lugares que as pessoas mais precisam”, completou.

O trajeto da nova linha utiliza as ruas Marechal Floriano, Visconde de Pelotas e Moreira César, trafegando pela RSC-453 e chegando à parada em frente à UPA. No retorno, o ônibus utilizará as ruas Mario Lopes, Pio XII e Moreira César, acessando a Ernesto Alves e contornando pelas ruas Garibaldi e Vinte de Setembro. O coletivo fará embarque e desembarque de passageiros em qualquer uma das paradas de ônibus previstas no roteiro. Além disso, o veículo utilizado pela linha é adaptado para o transporte de pessoas com deficiência e tem capacidade para transportar 63 pessoas. Outro benefício é que o coletivo faz integração tarifária com qualquer outra linha do transporte público, possibilitando que os usuários com cartões utilizem até dois ônibus pagando uma única passagem.

Foto Leonardo Portella

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...