Procon fiscaliza 15 denúncias de aumento de preços por conta da paralisação dos caminhoneiros

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Nos últimos dias, órgão recebeu diversas reclamações pelos canais de atendimento

O Procon Caxias do Sul segue fiscalizando o aumento injustificado nos preços de diversas mercadorias, em decorrência da greve dos caminhoneiros. Da última sexta até segunda-feira (25 a 28/05), o órgão recebeu diversas denúncias pelos canais de atendimento, telefone 151 e e-mail. Ao todo, 15 situações foram analisadas, sendo que sete diziam respeito diretamente a práticas abusivas na precificação da gasolina, etanol e diesel. Até o momento, todos os casos foram verificados, mas nenhum foi confirmado.

Em virtude das diversas denúncias recebidas durante a greve, foi criada uma nova plataforma de comunicação junto ao site da prefeitura, na página do Procon. Na aba “Registre sua denúncia”, os consumidores preencherão um formulário, onde serão solicitados dados básicos para efetuar as reclamações. Por meio desse canal, os consumidores têm a opção do anonimato em relação ao fornecedor ou à prestadora de serviço.

“A postergação das paralisações e a perspectiva de retomada longa e gradual do abastecimento em geral pode incentivar práticas irregulares de aumentos injustificados de preços, situação a demandar a pronta atuação do Procon. O novo canal de comunicação vem para auxiliar nesse controle”, destaca o coordenador do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn.

Consumidores tentam abastecer sem sucesso

O Procon Caxias do Sul atendeu, nesta terça-feira (29/05), consumidores que reclamavam sobre a não comercialização de combustível por parte de um posto localizado no bairro Santa Fé. Uma enorme fila de veículos aguardava para abastecer. No entanto, manifestantes em apoio à greve dos caminhoneiros impediram que os motoristas acessassem as bombas. O proprietário, por medo de represálias, decidiu não comercializar. “O Procon não tinha como obrigar o posto a abrir, mas tentamos negociar sempre buscando atender o consumidor. Diante disso, a equipe da fiscalização passou em todos os veículos da fila para comunicar a decisão do proprietário e evitar que ficassem à espera sem sucesso”, relata Horn.

Atendimento do Procon

Para reclamações, dúvidas e orientações, basta acessar o portal do Procon Caxias do Sul em www.caxias.rs.gov.br/procon/ ou utilizar o telefone 151. O atendimento presencial é feito na rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Para os atendimentos do guichê especializado para deficientes auditivos e surdos, deverá ser feito agendamento prévio junto à Coordenadoria da Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul. A pessoa com deficiência pode optar pelo atendimento especial todas as quintas-feiras do mês.

Foto Kimberly Salomão

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