Prazo para alistamento militar encerra no dia 30 de junho

materia-2-14

Jovens que nasceram no ano 2000 são obrigados a fazer o procedimento, que é realizado pela internet

Os jovens que nasceram no ano 2000 e que completam 18 anos em 2018 devem realizar o alistamento militar até o dia 30 de junho. O procedimento é feito somente pela internet em dois sites: www.alistamento.eb.mil.br e https://scp.brasilcidadao.gov.br. Em ambos os endereços eletrônicos, o usuário realiza um cadastro e recebe uma senha para realizar o alistamento.

 
Durante o procedimento, o jovem precisará ter em mãos a carteira de trabalho, documento de identidade com CPF ou carteira de habilitação, e comprovante de endereço. Além disso, também precisará de um endereço de e-mail válido.
Após o cadastro, o jovem também recebe um número de registro de alistamento (RA) no Certificado de Alistamento (CAM) e poderá verificar, com o número do RA ou o CPF, a data da sua apresentação ao Exército diretamente na guia “Serviços ao cidadão/acompanhar alistamento”. Não é necessário imprimir o CAM, já que o formulário é online.
 
Somente após a passagem pela seleção militar no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), o jovem saberá se foi dispensado ou distribuído e se receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
 
Para dar orientações e esclarecer dúvidas sobre alistamento, a Junta Militar prestará um suporte para os interessados de 1º a 29 de junho. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, no terceiro andar da Prefeitura de Caxias do Sul (rua Alfredo Chaves, 1333).
 
Obrigatoriedade
Todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se alistar. Caso perca o prazo, o jovem deve ir a uma Junta e pagar uma multa de R$ 4,10 para fazer o alistamento. A Lei do Serviço Militar estabelece que quem não se alista não pode se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter passaporte ou prorrogar a validade do documento, ser empregado em empresas ou exercer cargo público, prestar concursos, obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, entre outros impedimentos.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3218.6000, ramal 6213.
FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...