Contas de água e esgoto do Samae podem ser pagas pela internet

DSC_0011 Arquivo

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) dispõe de diversas alternativas para efetuar o pagamento da fatura de água e esgoto. Inúmeros pontos físicos estão à disposição da população, mas também há alternativas digitais para que a comunidade não precise sair de casa para quitar os débitos.

O pagamento da fatura de água e esgoto, documentos ou boletos, como recibo avulso, fatura de terreno baldio, entrada e parcelas de negociação, entre outros, podem ser feitos por usuários da autarquia nos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banrisul e conveniados, Caixa Federal e agências lotéricas conveniadas, Cooperativas Sicredi e Sicoob (unidades São Pelegrino e Pio X), que aceitam contas de seus respectivos clientes. Além desses pontos, o pagamento pode ser realizado diretamente nos sites dos bancos, aplicativos ou débito em conta-corrente.

O Samae não tem nenhuma restrição quanto ao recebimento após o vencimento da fatura, que poderá ser paga em qualquer estabelecimento conveniado. Para o gerente de atendimento da autarquia, Eduardo W. Schio, essa alternativa reduz transtornos. “A possibilidade de qualquer autorizado receber os valores após o vencimento de faturas do ano corrente facilita o pagamento, evitando a necessidade de substituição daquela já vencida”, explica.

Conforme o decreto n° 18.349, de agosto de 2016, o atraso de mais de 30 dias no pagamento da conta, mediante prévio aviso, pode causar a interrupção dos serviços de abastecimento de água.

Outra facilidade

O Samae disponibiliza diversos serviços no site da autarquia. Ao acessar o portal, o consumidor pode solicitar a segunda via da conta de água e esgoto, pedir o conserto de vazamentos, consultar o histórico de consumo e negativa de débitos e requisitar o recebimento da conta por e-mail, entre outras funções. No rodapé do site há a opção “Serviços ao consumidor”, onde o usuário pode tirar diversas dúvidas, como onde pagar sua conta, quando solicitar a aferição do hidrômetro e como colocar a tarifa no débito automático.

A ferramenta possibilita também que o usuário encontre informações referentes a documentos necessários para a abertura de processos, adequações e detalhamento de procedimentos como modelos de fossas, filtros, caixas de gordura, cavaletes de hidrômetros e especificações de medidas.

 

 

Fotos: Arquivo Samae

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...