Senac-RS seleciona representantes para a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Na última semana, ocorreram as disputas entre os melhores alunos, em Caxias do Sul. Agora, estudantes preparam-se para a nacional em novembro

Da esquerda para a direita, Bruna Rupolo, Veridiana Titoni, Leonardo Linhares, Daniela Borges e Sofia Montenegro.

Em Caxias do Sul, os alunos foram submetidos a provas que simularam situações reais das suas profissões, da mesma forma como é realizado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, que acontecerá de 5 a 9 de novembro de 2018, no Espírito Santo. Os competidores tiveram tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados foram avaliados por um grupo de examinadores.

Durante o encerramento das provas em Caxias do Sul, o gerente do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, Roberto Berté, destacou que, pela primeira vez, o Rio Grande do Sul participa da competição nacional com alunos de cinco ocupações ao mesmo tempo. “É um imenso orgulho para a instituição fazer parte do desenvolvimento dos nossos competidores. O processo das competições é enriquecedor tanto para o aluno, que tem a oportunidade de receber todo o treinamento e acompanhamento durante o preparo, desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente, quanto para o Senac, que aprende com o processo das Competições e constrói uma educação cada vez mais excelente”, complementa Berté.

Se vencerem a etapa brasileira em novembro deste ano, os alunos gaúchos irão disputar a WorldSkills– maior competição de educação profissional do mundo que, em 2019, acontecerá em Kazan, na Rússia. Realizada a cada dois anos em um país diferente, a WorldSkills é voltada a jovens até 22 anos. Eles devem demonstrar, durante as provas, habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.

Histórico do Senac-RS na WorldSkills

Em 2016, o Senac Brasil criou uma nova forma de seleção para participar da WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo. A instituição lançou as Competições Senac de Educação Profissional. O Senac-RS venceu a etapa nacional das competições e teve três representantes na WorldSkills 2017 em Abu Dhabi (Emirados Árabes): Gérson Nunes, na ocupação Cozinha, Júlia Goulart, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, e Vitória Menezes, em Cabeleireiro. Os três representantes conquistaram medalha de excelência na competição internacional.

O Brasil teve um excelente desempenho na competição que aconteceu em Abu Dhabi, entre 14 e 19 de outubro de 2017. A delegação do País, composta por 56 alunos do Senac, Senai e Instituto Federal, conquistou 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de 26 medalhas de excelência, ficando em 2º lugar no ranking geral que considera a pontuação, com um total de 34.901 pontos. A Rússia foi a primeira colocada, com 35.461 pontos.

Representantes do Senac-RS  – etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

COMPETIDORES

Cabeleireiro

Bruna da Silva Rupolo – Senac Taquara

Cozinha

Sofia Montenegro Cabral Lerner – Faculdade Senac Porto Alegre

Cuidados de Saúde e Apoio Social

Daniela da Silva Borges – Senac Caxias do Sul

Estética e Bem-Estar

Veridiana Titoni – Senac Canoas

Serviços de Restaurante

Leonardo Linhares da Silva – Senac Comunidade (Porto Alegre)


Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e  23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade.c

O Senac-RS já selecionou os seus cinco representantes para a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional: Bruna Rupolo (Senac Taquara), na ocupação Cabeleireiro; Sofia Montenegro Lerner (Faculdade Senac Porto Alegre), na ocupação Cozinha; Daniela Borges (Senac Caxias do Sul), em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Veridiana Titoni (Senac Canoas), emEstética e Bem-Estar e Leonardo Linhares da Silva (Senac Comunidade), em Serviços de Restaurante. Na última semana, entre 5 e 7 de junho, aconteceram as provas de desempate da regional entre os melhores alunos de três das cinco ocupações.

Crédito: Carolina Grossini
horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...