Curso de Música da UCS lança projeto piloto com alunos da escola municipal Leonel Brizola com a “Oficina Jovem Percussionista”

Claudia Velho-2480

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul, atividade é voltada a alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais.

Ao som de instrumentos de percussão, três alunos do curso de licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – Miraci Jardim, Maicon Basso e Matheus Pedroso – lançaram, nesta terça-feira, dia 12 de junho, o projeto “Oficina Jovem Percussionista”, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, situada no Bloco J do Campus-Sede.

Segundo o professor do curso de Música, Vitor Hugo Rodrigues Manzke, trata-se de um projeto piloto, que objetiva contribuir com formação docente dos(as) alunos(as) e egressos do curso de licenciatura em Música da UCS. “Refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem em grupos de percussão, constituir o grupo jovem de percussão da UCS, auxiliar no desenvolvimento musical da comunidade jovem da Serra Gaúcha e contribuir no desenvolvimento humano dos alunos estão entre os objetivos da atividade”.

Claudia Velho-2516

O projeto conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. “É um projeto completamente gratuito para os alunos da rede municipal de Educação Básica. Acreditamos que, em médio e longo prazo, conseguiremos parcerias público-privadas que proporcionem o sustento e ampliação das ações do projeto, que visa ainda estimular a melhora no rendimento escolar dos alunos através da prática coletiva de percussão e estimular na comunidade jovem da Serra Gaúcha a formação de público ouvinte para os diferentes gêneros musicais”, comenta o professor.

Essa primeira etapa, piloto, será executada com alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais, entre 11 e 15 anos de idade, ou do 6º ao 9º ano. A ideia do coordenador do projeto – que ainda conta com a coordenação da professora Cristiane Ferronato – é ampliá-lo também a outras escolas para atender uma parcela da comunidade jovem que deseja estudar música através da percussão. “Como é um projeto piloto, estamos iniciando com três alunos do curso de Licenciatura em Música da UCS. Entretanto, o projeto está aberto a todos os alunos e egressos da UCS que desejam se juntar a nós”, ressalta.

Curso gratuito

Na próxima semana, os alunos da Escola poderão se inscrever no curso, que ocorrerá todas as terças-feiras pela manhã, até o final do ano letivo. Os acadêmicos da UCS – num trabalho voluntário – irão atender 15 alunos. “Nossos estudantes terão a oportunidade real de vivenciar o papel de professor. Eles são os protagonistas deste projeto”, comenta o professor Vitor Hugo, um entusiasta da iniciativa que, segundo ele, “tem tudo a ver com a proposta comunitária da UCS”.

A acadêmica Miraci Jardim acredita que a música pode modificar a vida das pessoas. “Com este projeto pretendemos que os alunos vivenciem o ‘fazer musical’. Além de me fazer bem, sei que irá fazer o bem para os alunos”.

A expectativa do acadêmico Maicon Basso é poder repassar aos alunos do Ensino Fundamental algo que eles nunca imaginaram que teriam: “não é pelo resultado musical em si que desenvolvemos este projeto, mas para mostrar algo diferente da realidade que eles vivem”.

Matheus Pedroso, que também irá ministrar a oficina, espera não ser apenas um professor neste curso, “mas ser amigo deles e poder colaborar no rendimento escolar”.

Na oportunidade, os alunos da escola municipal mostraram-se interessados, também, sobre como funciona o curso de Licenciatura em Música da UCS.

Fotos: Claudia Velho

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...