Caxienses conquistam 34 medalhas no Paracergs 2018

DSC_0378-min

Caxias do Sul esteve mais uma vez representada no Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul, o Paracergs. A competição, disputada no último sábado (16/06), reuniu atletas de todo o Estado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em Porto Alegre. A delegação caxiense foi formada por 23 estudantes de sete instituições diferentes, acompanhados de professores da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e das escolas.

No total, foram conquistadas 34 medalhas, seis a mais que o número obtido no ano passado, nas modalidades de atletismo (provas de campo e pista), tênis de mesa e bocha paralímpica. Os estudantes representaram as escolas Arnaldo Ballvê, Caldas Júnior, João Prataviera, Maria Araci Trindade Rojas, Papa João XXIII, Padre Antônio Vieira e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caxias do Sul.

DSC_0161-min

A estudante Cibele Silva, da Apae, participou pela primeira vez da competição. A ansiedade da estreia não assustou a atleta de apenas 13 anos: foram três medalhas de primeiro lugar. “Achei muito bom. Eu estava nervosa mas fui bem. Vou continuar treinando pra vir mais vezes e quando chegar em casa quero contar tudo que fizemos para os meus pais”, contou animada.

Dos 23 estudantes participantes, 19 saíram premiados. A melhora nas competições é fruto de um trabalho constante realizado nas escolas com as pessoas com deficiência (PCDs), que objetiva proporcionar novas experiências e aumentar a socialização dos estudantes por meio do esporte.

A professora Trícia Dal Pubel, do setor de Paradesporto da Smel, agradeceu a dedicação e empenho da equipe. “Ficamos felizes pelos resultados e por classificar novamente alguns alunos para a etapa nacional. Voltamos pra casa cansados, mas o principal é nos sentirmos realizados com a alegria dos alunos. Isso vale muito mais do que as medalhas que eles conquistaram”, destacou Trícia.

O Paracergs tem como objetivo estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas. A competição serve como seletiva para a formação da equipe que representa o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares, evento oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Foto Karine Zanardi

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...