Festival Varilux de Cinema Francês atrai mais de 600 pessoas em duas semanas de exibições

dans-la-brume-bande-annonce

Programação segue até 01º de julho na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Ordovás

Mais de 600 espectadores acompanharam as duas primeiras semanas de exibição do Festival Varilux de Cinema Francês em Caxias do Sul. A maratona cinematográfica iniciou em cerca de 60 cidades brasileiras no dia 07 de junho, com uma seleção dos melhores filmes franceses do último ano. As sessões seguem até 01º de julho, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás.

Para o diretor da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Gilmar Marcílio, o sucesso se deve pela variedade e qualidade dos longas. “O público está excelente, apesar do frio estamos tendo uma adesão bem maior que o ano passado. Como o festival exibe filmes de drama, ficção científica, comédia e animação atinge um público bem eclético, para todos os gostos”, destaca.

O longa “O Último Suspiro” abre, nesta quinta-feira (21/06), a programação da terceira semana de festival. O filme conta a trajetória de uma pequena família tentando sobreviver no dia em que uma estranha névoa submerge Paris. A sessão inicia às 19h30. A programação da semana conta também com o filme “Marvin”, comédia dramática, que segue a jornada de Marvin Bijou em sua fuga para uma vida melhor. Já a parte histórica fica por conta de “Troca de Rainhas”, que retrata a chegada das jovens princesas, Mlle de Montpensier e Anna Maria Victoria, na corte francesa do século XVIII.

Para os fãs de animação, a sessão especial de domingo (24/06) traz o divertido “A Raposa Má”, longa que mostra a vida agitada dos animais no campo. As comédias “De Carona Para o Amor” e “O Retorno do Herói” também prometem diversão com o típico humor francês.

O Festival Varilux de Cinema Francês em Caxias do Sul é uma parceria da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) com a Aliança Francesa. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (idosos, estudantes, servidores municipais e alunos da Aliança Francesa). Mais informações pelo telefone (54) 3901.1316.

Programação da semana

21 de junho – 19h30

O Último Suspiro” (Dans la brume), de Daniel Roby, com Romain Duris, Olga Kurylenko, Fantine Harduin, Michel Robin

2018 – Drama/Ficção Científica – 1h29

Sinopse: No dia em que uma névoa estranha e mortal submerge em Paris, os sobreviventes encontram refúgio nos andares superiores dos edifícios e nos telhados da capital. Sem informação, sem eletricidade, sem água ou comida, uma pequena família tenta sobreviver a esse desastre. Mas as horas passam e uma coisa é clara: a ajuda não virá e será necessário tentar a sorte na névoa.

22 de junho – 19h30

Marvin” (Marvin), de Anne Fontaine, com Finnegan Oldfield, Grégory Gadebois, Vincent Macaigne

2017 – Comédia dramática – 1h53

Sinopse: Marvin Bijou está em fuga: primeiro de seu vilarejo em Vosges, depois de sua família, da tirania de seu pai, da renúncia de sua mãe e por último da intolerância, rejeição e humilhações às quais era exposto por tudo que faziam dele um rapaz “diferente”. Fora de lá, ele descobre o teatro e aliados que, finalmente, vão permitir que sua história seja contada por ele mesmo.

23 de junho – 19h30

Troca de Rainhas” (L’échange des princesses), de Marc Dugain, com Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolomei

2017 – Histórico – 1h40

Sinopse: Ano de 1721. Uma ideia audaciosa germina na mente de Felipe de Orléans, regente da França. Luís XV, de 11 anos, logo se tornará rei e uma troca de princesas permitiria consolidar a paz com a Espanha, após anos de guerra, que deixaram os reinos enfraquecidos. Então Felipe casa a filha, Mlle de Montpensier, de 12 anos, com o herdeiro do trono da Espanha, e Luís XV se casa com a Infanta da Espanha, Anna Maria Victoria, de 4 anos. Mas a entrada precipitada dessas jovens princesas na corte francesa, sacrificadas no altar dos jogos dos poderes, vai acabar com a sua tranquilidade.

24 de junho – 16h

A Raposa Má” (Le grand méchant Renard et autres contes), de Benjamim Renner e Patrick Imbert, com as vozes de Céline Ronte, Boris Rehlinger, Guillaume Bouchède

2017 – Animação – 1h20

Sinopse: Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo se enganam, lá há animais particularmente agitados, uma raposa que pensa ser uma galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer substituir o Papai Noel. Se quiserem tirar férias, mudem de caminho!

24 de junho – 18h

De Carona Para o Amor” (Tout Le Monde Debout), de Franck Dubos, com Franck Dubosc, Alexandra Lamy, Elsa Zylberstein

2018 – Comédia – 1h47

Sinopse: Jocelyn, homem de negócios em pleno sucesso, é um paquerador e um mentiroso inveterado. Apesar de cansado de ser ele mesmo, ele acaba seduzindo uma jovem e linda mulher se fazendo passar por um deficiente. Até o dia em que ela apresenta a ele a irmã, que é deficiente.

24 de junho – 20h

O Retorno do Herói” (Le retour du héros), de Laurent Tirard, com Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant

2018 – Comédia – 1h30

Sinopse: Elisabeth é alinhada, séria e honesta. O capitão Neuville é covarde, desleal e sem escrúpulos. Ela o detesta. Ele a despreza. Mas fazendo dele um herói de opereta, ela se torna, sem querer, responsável por uma farsa que logo a arrebatará.

Imagens: Reprodução

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...