Vencedores do 37º Prêmio UCS/Sultextil são revelados na Maratona de Moda da UCS

Fabrício Antonio Gelain de Prá foi o vencedor do 37º Prêmio UCSSultextil

Fabrício Antonio Gelain de Prá foi o vencedor do 37º Prêmio UCSSultextil

Por trabalho que incluiu material biodegradável, acadêmico Fabrício Antonio Gelain de Prá foi premiado com viagem a Paris. Menções honrosas foram concedidas a Giulia Panazzolo de Albuquerque e Jucenira Galvan Madalozzo. Evento dos cursos de Moda continua hoje, com a apresentação das produções da disciplina Laboratório de Criatividade

Uma ode ao raro, ao único e ao detalhe, em contraponto àquilo que se vê cotidianamente e de forma saturada. Essa foi a premissa da 22ª edição da Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul, que reúne as produções dos estudantes dos cursos de Moda da Instituição em três desfiles. Na noite desta terça-feira, 26 de junho, foram apresentados os trabalhos de conclusão do curso de Design de Moda e revelados os vencedores do 37º Prêmio UCS/Sultextil. Hoje, às 20h, a mostra das produções elaboradas na disciplina Laboratório de Criatividade encerra o evento.

37º Prêmio UCS/Sultêxtil

Pelo trabalho intitulado “Nihilego”, o acadêmico Fabrício Antonio Gelain de Prá foi o vencedor da 37ª edição do Prêmio UCS/Sultextil, premiado com uma viagem a Paris durante o período das principais feiras internacionais do segmento. Por meio de uma coleção que teve como diferencial a inclusão do couro kombucha – tecido natural e biodegradável que pode ser obtido a partir da fermentação de chá preto ou verde, e no caso da produção de Fabrício, pela infusão de erva-mate e açúcar, evidenciando a regionalidade – o acadêmico metaforizou os cogumelos que nascem sobre troncos apodrecidos. O conceito do trabalho considerou a autenticidade das relações e da interação social, nas quais as diversas facetas do ego e a construção de diferentes personas muitas vezes escondem que realmente se é.

Fabrício conta que visou, como alternativa sustentável na coleção, a introdução de novos materiais como o biocouro, além de valorizar a criação pela narrativa e não pela imagem estética, priorizando o sentimento do tema em lugar de sua visão. O formando exalta a alegria de ter seu trabalho reconhecido. “Foi fantástico! Passei cinco anos no curso, iniciando minha carreira como menor aprendiz por meio da Sultextil, e encerro o percurso na UCS com uma premiação viabilizada pela parceria com a Sultextil”, celebra.

Singularidade e heranças

As menções honrosas do concurso foram entregues a Giulia Panazzolo de Albuquerque e a Jucenira Galvan Madalozzo.

Giulia intitulou seu trabalho de “Singular”, abordando a singularidade por meio de características que tornam cada um único, como o olho humano e suas camadas. Sua “narrativa pelo vestir” mesclou clássico e moderno utilizando-se da imagem da íris ampliada, retratando fibras e filamentos em texturas manuais e a partir da assimetria, evidenciando aquilo que não é padrão, como as pessoas. “Fico muito feliz pelo reconhecimento, a premiação liga indústria e universidade, possibilitando se reconhecer e recriar por meio dos tecidos, com resultados incríveis”, declara, lembrando a alegria de vencer o concurso junto a dois “colegas e amigos”.

Uma curiosidade desta edição, relatada por Giulia, é a conexão entre os três acadêmicos que se destacaram no concurso: na trajetória, iniciada no TCC, definiu-se que os três apresentariam suas peças a partir das mesmas modelos, compartilhamento que impulsionou a troca de ideias, opiniões e somou à afinidade dos alunos.

Jucenira também ressaltou a experiência vivenciada junto aos amigos Giulia e Fabrício, marcada pelo de carinho e pela ajuda mútua. Na coleção intitulada “Heranças”, a formanda evidenciou a arte manual de Antônio Prado, o artesanato, exaltando práticas como o macramê. A cidade, onde mora atualmente e que abrigou sua família paterna, foi pauta recorrente nos trabalhos de Jucenira ao longo da formação universitária. “Minha relação com o município é diferenciada por eu vir de fora – de Lages, SC. Ver os cenários e as heranças da imigração italiana me cativa muito”, conta. Um dos detalhes do trabalho foi um bordado feito por sua mãe, vindo de uma colcha antiga. “A essência foi muito amor, carinho e atenção à cidade que me acolheu”, conta a formanda que, aos 53 anos, pensa agora em dedicar-se à área com a qual sempre se identificou, e que faz “seus olhos brilharem”.

Avaliação

A avaliação ficou a cargo dos jurados Alexandre Taleb, consultor de imagem; a egressa do curso de Design de Moda da UCS e vencedora do Prêmio UCS/Sultextil 2007, a estilista Clarissa Ferreira Lorenz; o stylist e produtor de moda Jônatan Cruz, também egresso do curso; a jornalista e relações públicas Marisol Santos, editora e apresentadora do Jornal do Almoço em Caxias do Sul (RBS-TV); e a estilista Solaine Piccoli. Foram consideradas as peças confeccionadas, portfólio criativo e técnico, produção e desfile.

Giulia Panazzolo de Albuquerque recebeu menção honrosa

Giulia Panazzolo de Albuquerque recebeu menção honrosa

Menção honrosa também foi recebida por Jucenira Galvan Madalozzo

Menção honrosa também foi recebida por Jucenira Galvan Madalozzo

 

A coordenadora dos cursos de Moda da UCS, Mercedes Lusa Manfredini, atribui o sentimento de satisfação pós-premiação à afirmação de que “a graduação contribui com o crescimento da região, formando profissionais com capacidade criadora e também de execução, multitarefas e preparados para lidar com diferentes contextos, pensando em sustentabilidade, qualidade, pré-produção, uso e descarte”. Mercedes ainda lembra do contato com o mercado proporcionado por parcerias com empresas da região e, considerando o tema desta edição do evento, “raro”, exalta a raridade de cada profissional que se forma pela instituição, com identidade própria e características diferenciadas.

Confira quem são os estudantes que participaram desta edição evento:

Trabalhos de conclusão e XXXVII Prêmio UCS/Sultextil:

Ana Paula Faccioni Angeli, Barbara Beltrão Dambros, Bianca Pelizzari, Bruna Borges Fortes, Caroline de Cesero, Daniela Bisol Fritsch, Daniele de Oliveira Jorge, Fabrício Antonio Gelain de Prá, Giulia Panazzolo de Albuquerque, Jucenira Galvan Madalozzo, Letícia Suzin Miorelli, Maiara Salvador, Nahila Fernanda Nacimento Fiegel, Nicole Hugen, Rafaela Torelly Costamilan e Roberta Camila Lumbieri.

Trabalhos da disciplina Laboratório de Criatividade:

Andrea Ogliari, Barbara Bianca de Avila, Bárbara Perquim da Rosa, Betina Scholl, Carolina Boff Perini, Eliseu Francisco da Silva Junior, Francine Fruet Gil, Gabriela Gatelli de Oliveira, Helen Negretti Perotoni, Larissa Scheer Viapiana Leite, Luana Fiorese Conte, Mateus da Costa Deluche, Pâmela Pivatto, Ramone Alessandra Bogoni e Suélen Argenton Pinto.

Crédito das imagens: Claudia Velho

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...