Com a mão na massa! Na UCS, estudantes do Ensino Médio produziram pães destinados à Associação Criança Feliz

Claudia Velho-2-5

O final de semana foi de colocar a mão na massa – literalmente – para cerca de 40 alunos do ensino médio de diferentes escolas de Caxias do Sul. Os estudantes participaram do evento “Formandos em Ação”, no Centro de Convivência do Campus-Sede da UCS, na tarde do domingo, dia 8 de julho, e foram desafiados, em equipes, a misturar ingredientes, sovar a massa e criar pães.

Os acadêmicos de Tecnologia em Gastronomia, que já cursaram a disciplina de panificação, orientaram os jovens cozinheiros na elaboração dos pães; enquanto o professor de Panificação, Gilvan Bertinati, conduziu a produção da receita. Os pães, doados à Associação Criança Feliz, foram destinados para o café da manhã dos pequenos atendidos pela entidade, na segunda-feira, dia 9 de julho.
Claudia Velho-2
Coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia, Bruna Dachery reforça que a iniciativa, de ter um caráter beneficente, também possibilitou aos alunos a prática gastronômica, além de uma visão interdisciplinar sobre os alimentos. Além do curso de Gastronomia, os professores de Nutrição alertaram os estudantes quanto aos benefícios nutricionais dos alimentos.

“Houve uma integração bastante forte entre duas áreas que caminham juntas: a Nutrição, que destaca as características saudáveis dos alimentos, e a Gastronomia, na produção direta das receitas”, explicou Bruna. Ela reforça que a atividade teve um aspecto bastante prático e tentou simular as aulas do curso de Tecnologia em Gastronomia, em que há a valorização do aprendizado ativo do acadêmico.

O evento “Formandos em Ação” é uma iniciativa com patrocínio da Universidade de Caxias do Sul, e apoio dos cursos de Gastronomia e Nutrição. A atividade integra a programação do projeto Play Experience, promovida pelo grupo Project Play Eventos, com a parceria do programa de relacionamento UCS Minha Escolha.

Aprendizado Gastronômico

Quem passava entre uma mesa e outra, podia conferir a habilidade de Ronald Dal Olmo, de 17 anos, ao juntar os ingredientes e manusear a massa. Estudante do Terceiro Ano do Colégio Imigrante, de Caxias do Sul, ele dividia com a colega de turma, Caroline Ascari, 17 anos, a missão de confeccionar dez pães, ornados com sementes de gergelim.

“Eu não tinha experiência na produção de pães, mas já tinha visto minha mãe e minha tia fazendo pão. Acho que veio daí minha habilidade”, explica.

Para as estudantes do Colégio La Salle, de Caxias do Sul, Maria Isabela Spido e Ana Biondo, ambas de 17 anos, a tarde de panificação era só alegria – e aprendizado. Contentes com a atividade, elas confessaram que nunca tinham produzido pães anteriormente.

“Foi muito interessante, porque não é algo comum pra nós”, confessou Ana. Elas também precisaram criar uma dezena de pães e ficaram surpresas ao ver o resultado após a fermentação da massa. Quando os pães saíram do forno e puderam saborear o resultado, elas demonstraram ainda mais alegria.

“Ficou muito bom! Espero que tenhas outras edições do evento”, reforçou Ana, enquanto a colega Maria Isabela lembrava que a atividade também tem um sentido solidário.

O aprendizado gastronômico também alegrou os colegas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Leonardo de Siqueira da Rosa e Thiago Lima dos Santos, de 18 anos. Na escola, eles fazem o Ensino Médio em paralelo ao curso técnico em Fabricação Mecânica e elogiaram o aprendizado que o evento possibilitou. Os estudantes participaram do “Formandos em Ação”, a partir de um convite do Grêmio Estudantil da Escola e ficaram contentes com a oportunidade.

“Eu já tinha feito pão antes, mas não desse jeito. Foi uma experiência bem bacana”, destacou.

Foto Claudia Velho

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...