Secretário da Cultura recebe comissão do Legislativo caxiense na Maesa

IMG_20180709_104047074

O secretário municipal da Cultura (SMC) de Caxias do Sul, Joelmir da Silva Neto, recebeu a  Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e o Conselho Municipal de Cultura para uma visita ao complexo da Maesa na manhã desta segunda-feira (09/07). O titular da SMC esteve acompanhado da coordenadora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPAHC), Heloíse Salvador, e da arquiteta da Secretaria do Planejamento (Seplan), Maristela Guareschi.

A visita, solicitada pela comissão, teve o objetivo de apresentar o espaço para os integrantes conhecerem melhor a estrutura. Na ocasião, o grupo debateu e diagnosticou aspectos do processo de ocupação do prédio. “O encontro foi positivo para esclarecer acerca do andamento da ocupação e para verificar a situação do prédio e os próximos passos a serem tomados pelo Executivo”, ressaltou.

Entre eles, o secretário informou que o Município ajuizou uma ação na 2ª Vara Cível de Caxias do Sul contra a Metalcorte Fundição Ltda. e o seu diretor Oswaldo Carlos Voges. A ação está relacionada ao descumprimento do cronograma de desocupação da área da Maesa, previsto para ser concluído em julho, e também à falta de pagamento do aluguel do espaço, que não é quitado desde dezembro de 2017.

Maesa

O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município. O acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.

Foto Caroline Santi Pegoraro

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...