Prefeitura entrega Academia Popular e Parque Infantil para comunidade do bairro Pioneiro

Inauguração Academia e Parquinho Pioneiro - 2118 - 12 de julho de 2018 - Mateus Argenta
Os moradores do bairro Pioneiro e proximidades ganharam uma Academia Popular e um Parque Infantil novos, entregues pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). A inauguração ocorreu na tarde desta quinta-feira (12/07) e contou com a presença do prefeito Daniel Guerra e do titular da Smel, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho. O conjunto também contempla equipamentos para pessoas com deficiência (PCD´s).
A academia atende a um maior público em relação às demais, já que os novos aparelhos são destinados a adultos, crianças e cadeirantes. O prefeito relembrou que a reivindicação de uma academia no bairro era solicitada há anos e agora foi atendida. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos entregando esse equipamento público a uma comunidade ativa, como a de vocês. Aproveito para agradecer aos servidores da Smel que estão no dia a dia ouvindo as demandas da população. Que, juntos, possamos nos unir pelo o que é importante para a cidade”, complementou Daniel Guerra.
O titular da Smel reforçou a iniciativa dos moradores. “Nós recebemos essa demanda e avaliamos diversos critérios para instalar uma academia aqui, como demanda geográfica e demográfica e a própria atitude da comunidade. Aproveitem e cuidem desse espaço que é de vocês”, explicou Paulo Eugênio. Também estavam presentes na inauguração o secretário do Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares; o titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Claudir Bittencourt; e líder de governo, vereador Chico Guerra.
Nesta administração, os projetos de lazer unirão as academias populares e os parques infantis. Os objetivos são de auxiliar no combate à inatividade física e alertar para as desvantagens de levar uma vida extremamente sedentária, proporcionando momentos de lazer aos seus frequentadores. É o caso do soldador Ricardo Ribeiro, que trouxe os netos para brincar no primeiro dia de atividades. “Isso aqui é muito bom. Fazia tempo que queríamos um espaço desses no Pioneiro. Antes, a gente precisava ir até os Pavilhões da Festa da Uva para usar a academia, agora está pertinho de casa”, contou.
Ao longo dessa gestão, mais sete espaços como esse do bairro Pioneiro devem ser inaugurados em outros locais da cidade. O valor total do investimento é de R$ 84 mil de recursos do Ministério do Esporte com contrapartida do Município.
Saiba mais
A academia ao ar livre contempla: um multi-exercitador conjugado com seis funções, uma pressão de pernas duplo conjugado, um simulador de remo individual e um abdominal individual. Para os PCD´s são disponibilizados um supino e uma remada individuais. Já o Parque Infantil conta com um balanço duplo, um escorregador individual e uma gangorra dupla.
Os equipamentos foram desenvolvidos para ambientes abertos com o objetivo de estimular a coordenação motora, além de fortalecer a musculatura, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações. O investimento para o espaço foi de R$ 9,8 mil.

Foto Mateus Argenta
horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...