Smapa coleta amostras para o XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos

IMG_3056

Técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) coletaram amostras de vinhos e sucos de uva em vinícolas do município até esta quinta-feira (12/07). O trabalho havia iniciado em 03/07. As amostragens participarão da XXI edição do concurso Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul.

De acordo com Flávio Hillebrand, engenheiro agrônomo da Smapa, 34 vinícolas estão participando do concurso neste ano. O objetivo da premiação é prestigiar a produção local e promover a qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos na região. Conforme o engenheiro, dentre as amostras coletadas, 30% serão agraciadas com medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a pontuação. “Todas as vinícolas do município foram convidadas a participar. A escolha das amostras participantes é feita pelo próprio produtor. Sete categorias serão premiadas: tinto, branco e rosado de mesa; branco e tinto vinífera; tinto vinífera engarrafado e suco de uva”, explica. Os ganhadores poderão solicitar o selo “Vinho de Caxias do Sul”.

Após a coleta, todas as amostras passarão por análise físico-química e sensorial com enólogos convidados pela Smapa e pela Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul). Uma equipe de enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados participarão da degustação das amostras nos dias 17, 18 e 19 de julho. Já a premiação ocorrerá em um jantar com a participação das vinícolas inscritas, no dia 08 de agosto.

A titular da Smapa, Camila Sandri Sirena, reforça a importância de valorizar o vitivinicultor caxiense. “Queremos celebrar o trabalho realizado pelas vinícolas do nosso município. São anos de dedicação e seriedade, que muitas vezes foram passados de pai para filho, para que os produtos da nossa região sejam reconhecidos pela qualidade que têm”, declarou.

O XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é realizado pela Smapa em parceria com a Revinsul e patrocínio de diversas empresas.

Oportunidade de crescimento

André Gasperin, enólogo e proprietário da vinícola Don Affonso, conta que participa do concurso desde a primeira edição e já recebeu mais de 30 troféus em diversas categorias. “Ter um vinho com um selo de premiado faz toda a diferença e pode ser um critério para o consumidor fazer sua escolha. Participando do concurso, deixamos de ser reconhecidos pelo preço e passamos a ser reconhecidos pela qualidade. É um investimento”, opinou. Atualmente, a vinícola produz uma grande variedade de bebidas, dentre elas vinhos finos, de mesa, espumantes e sucos de uva, sendo a maioria de produção de uvas própria. Nesta edição, estará participando de todas as categorias do concurso.

Gasperin ainda ressaltou que o evento é uma ótima oportunidade para ter contato com outras vinícolas do município. “O concurso é também uma ferramenta para que possamos conhecer o que está sendo produzido no mercado e fazer um balizamento da qualidade dos vinhos que estamos produzindo”, explicou.

Foto Janaine Bagatini

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...