Patrulha Escolar acompanha volta às aulas e ouve demandas de escolas municipais de Caxias do Sul

_DSC1041

A entrada e a saída dos estudantes das escolas municipais de ensino fundamental Professor Luiz Fernando Mazzochi – Prof. Nandi, no bairro Desvio Rizzo, e Luciano Corsetti, no Kayser, foram acompanhadas, na terça-feira (31/07), por agentes de trânsito da Patrulha Escolar. O projeto, liderado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), fiscaliza o entorno das instituições, observando a sinalização, o serviço de transporte escolar e conversando com as equipes diretivas e a comunidade.

Pela manhã, os fiscais de trânsito aproveitaram a volta às aulas e orientaram a comunidade sobre a alteração no sentido da rua Darci João Facchini, entre as ruas Irmão Almiro Antônio Bisol e Domingos Bianco, em frente à escola Professor Nandi. Com a mudança, o tráfego de veículos seguirá o sentido sul/norte, ou seja, de quem sai do bairro e segue em direção à RSC-453. O local recebeu reforço na sinalização com placas e pintura do pavimento, serviços realizados pela equipe de Sinalização Viária da SMTTM. Ao longo da semana, fiscais da SMTTM seguirão acompanhando o trânsito no local e orientando os condutores.

Com o trânsito nos dois sentidos, a via não suportava mais o estacionamento de carros particulares, das vans escolares e dos demais veículos em deslocamento pelo trecho. A mudança agradou o pintor Pedro Varela, 54 anos. “Vai facilitar 100%. Com os veículos estacionados dos dois lados e mais o trânsito do dia a dia, era um caos. Ruim até para os alunos atravessarem a rua. Se no primeiro dia já mudou, tenho certeza que vai facilitar ainda mais”, destacou ele, que mora em frente à escola há 15 anos. Além dos agentes da EPT, os fiscais de trânsito envolvidos com a fiscalização dos veículos de transporte também participaram da ação. Eles verificaram se as vans estavam com a documentação e os itens de segurança em dia.

À tarde, com o apoio de agentes da Guarda Municipal (GM), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), foi a vez da escola Luciano Corsetti. A instituição ocupa quase uma quadra inteira, com acesso de estudantes por portões nas ruas Travessa Vacaria e Santa Maria, sendo esta última responsável pelo estacionamento das vans escolares. Ambos os acessos possuem pequeno espaço para o passeio público, com placas e árvores. As demandas foram repassadas pela diretora Taisa Medeiros Mano Velho e encaminhadas aos setores da administração para avaliação da situação e planejamento das melhorias.

Segundo o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz, o projeto mostra o trabalho em conjunto da pasta, envolvendo os setores de sinalização, fiscalização e de educação em uma única ação para a comunidade. Além disso, como na Luciano Corsetti, a Patrulha Escolar também agregará o trabalho de outras unidades, como a GM, que será envolvida nos temas de segurança pública. “A Patrulha Escolar também é importante para mostrar para as pessoas a importância de determinadas ações colocadas em prática. Nos locais, estamos prontos para atender a comunidade, ouvir as demandas e levá-las aos setores competentes”, reforça.

Ação

Nesta quarta-feira (01º/08), a Patrulha Escolar estará na escola municipal de ensino fundamental João de Zorzi, no bairro Centenário. Os estudantes e a comunidade do bairro foram contempladas com um semáforo na avenida Dr. Mário Lopes, que vai facilitar a travessia de pedestres. O equipamento, que entra em operação nesta quarta, deve ser acionado com a ajuda da botoeira. A missão dos agentes será mostrar aos estudantes como o semáforo funciona e incentivar atitudes positivas no trânsito.

Fotos: Leonardo Portella

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...