Secretaria da Saúde abre a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Caxias do Sul

IMG_0087

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com os hospitais da cidade, abriu no dia 1º/08 a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Caxias do Sul. A solenidade foi realizada no auditório do Hospital Geral (HG). Participaram da cerimônia a primeira-dama do município, Andrea Marchetto Guerra, representando o prefeito Daniel Guerra; o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior; direção do HG, representantes dos demais hospitais e profissionais da área da saúde.

Andrea evidenciou o papel do aleitamento materno na formação do ser humano. “Geralmente, é dentro do hospital que acontece este primeiro vínculo entre a mãe e o bebê, e é este vínculo que vai transformar nossa sociedade. Além de saúde e nutrição, a amamentação garante estruturação psíquica para o nosso cidadão”, disse. Ela ainda falou da importância da união por esta causa. “A proteção e o incentivo a este ato é tarefa de todos nós. Portanto, é muito bom poder contar com pessoas tão engajadas, nas mais diferentes frentes, para levar esta bandeira adiante”, afirmou.

Já o titular da SMS destacou a parceria entre a secretaria e os hospitais no estímulo ao aleitamento. “O objetivo de todos que atuam na área da saúde é o mesmo: o bem-estar da população, sejamos representantes da esfera pública ou privada. O estímulo ao aleitamento materno é o primeiro passo para isso. Daí a importância de trabalharmos juntos este tema, no dia a dia e especialmente nesta semana de celebração”, declarou.

Na oportunidade a trajetória do HG como Hospital Amigo da Criança foi resgatada. O título foi conquistado há 15 anos pela instituição por promover, proteger e apoiar a amamentação. Logo após, os diferentes aspectos do aleitamento materno foram abordados em uma mesa-redonda. Participaram deste debate a pediatra Cláudia Panno de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS; Fernanda Grossi, ginecologista do HG; Fernanda Gava, enfermeira do Hospital Saúde; e Barbara Lorencet, nutricionista do Hospital do Círculo. Por fim, os participantes foram convidados a confraternizar em um coquetel ofertado pelo HG.

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Caxias do Sul segue até o dia 07 de agosto. O objetivo da campanha é reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e de forma exclusiva até os seis meses de vida. A promoção é da SMS em parceria com os hospitais Geral, Pompeia, Círculo, Saúde e Unimed e Grupo Nascer Sorrindo.

Seminário encerra a programação

Até 07 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde realizará mais dois eventos de incentivo ao aleitamento materno. No domingo (05/08), haverá uma roda de conversa sobre amamentação, às 14h, na Biblioteca Parque, na Estação Férrea. O encontro é aberto ao público. Após, as mães, acompanhadas dos filhos, farão um mamaço na Praça das Feiras. Trata-se de uma amamentação coletiva em público com o objetivo de naturalizar esse ato.

Na terça-feira (07/08), ocorre e II Seminário Municipal do Aleitamento Materno. O evento, aberto à comunidade, será realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no auditório do Bloco H, a partir das 13h30. Claudia Panno de Oliveira e Maira de Carli, pediatras; e Celina Valderez Feijó Khöler, representante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), serão as palestrantes.

Após as palestras, haverá ainda uma mesa-redonda sobre experiências exitosas em amamentação com a participação de três mães servidoras da SMS. A entrada no Seminário é gratuita, mas para fins de organização e fornecimento posterior de certificado é necessário se inscrever pelo link: http://www.hgcs.com.br/capacitacoes.php.

Programação nas UBSs

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante todo este mês, celebrado como Agosto Dourado, o tema da amamentação será explorado nos murais informativos, em palestras rápidas nas salas de espera e nos grupos de gestantes. Algumas unidades organizaram atividades específicas.

Na UBS Esplanada será realizada uma roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno entre usuárias e profissionais da saúde, na segunda-feira (06/08), às 14h. A iniciativa será conduzida pela nutricionista Cintia Motter Brustolin, pela fonoaudióloga Aline Ferla e pela psicóloga Nilva de Zorzi. Haverá também prática de Reiki e Shantala com a Comissão Voluntária de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Esta mesma ação também será levada à UBS São Caetano, na quarta-feira (08/08), às 14h. Já a UBS Fazenda Souza, em parceria com a Pastoral da Criança, reúne gestantes e mães que estão amamentando para uma consultoria sobre o tema, dia 8 de agosto, às 13h30.

A maioria da UBSs conta com grupos de gestantes de forma permanente, de acordo com a demanda de cada região. As mulheres interessadas podem procurar suas UBSs de referência para se informar sobre os dias e horários dos encontros e a forma de participação. Nestes grupos, conduzidos pelas equipes de trabalho das unidades, são abordados temas gerais relativos ao período da gravidez e aos primeiros meses de vida da criança. Entre eles, alimentação e atividade física durante a gestação, sinais do parto, aleitamento materno e calendário de vacinação. As mulheres que fazem seu pré-natal na rede pública municipal de saúde já são convidadas a participar dos grupos de gestantes.

Foto Andressa Boeira

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...