Segurança na internet é tema de debate organizado pela Secretaria da Educação

Foto Carolina Canton

Foto Carolina Canton

O I Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude reuniu equipes diretivas e estudantes no plenário da Câmara de Vereadores, no dia 06/08 último. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), fez parte das atividades alusivas à Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet, prevista pela legislação municipal. A iniciativa contou com a parceria do Procon de Caxias do Sul e da Escola do Legislativo da Câmara.
Organizado pelas assessoras pedagógicas de Informática Educativa da Smed, Sintian Schmidt e Raquel Tedesco, o encontro foi dividido em três turnos. Na parte da manhã ocorreu o lançamento do Concurso de Cartazes sobre autoexposição digital na juventude para os estudantes da rede municipal de ensino, que segue até o dia 14 de setembro. Na sequência, houve a entrega do Certificado Escola Digital Segura para as escolas municipais de ensino fundamental Prefeito Luciano Corsetti e Santo Antonio, as primeiras instituições públicas do país a receberem esse selo.
A iniciativa de certificar as escolas públicas partiu do técnico de informática da Smed, Alexandre José Corso, que faz parte do Família Mais Segura na Internet, movimento do Instituto iStart Ética Digital. “Para mim é uma satisfação participar deste evento, que reforça a importância de educar os jovens para práticas seguras na internet. É também um retorno e um incentivo ao trabalho que desenvolvemos nas instituições do município sobre o tema”, contou Alexandre. A programação da manhã foi encerrada com uma palestra sobre a campanha “Quando uma imagem vira pesadelo”, promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE). O palestrante, o promotor de justiça do Estado, Júlio Alfredo de Almeida, enfatizou os riscos do compartilhamento de imagens e esclareceu aspectos legais de crimes virtuais.
Para a secretária da Educação, Marina Matiello, o evento oportunizou a reflexão sobre a segurança digital a partir do compartilhamento de boas práticas nas escolas. Ela destacou a fala do palestrante do MPE e a certificação conferida às escolas do município. “Agradeço a todos os envolvidos, especialmente aos servidores da Smed, a parceria do Procon e da Escola do Legislativo. Esse encontro foi fundamental para incrementar a educação digital dos nossos estudantes e comunidades escolares, possibilitando que este recurso seja utilizado com ética e traga benefícios à rotina dos envolvidos”, completou.
Foto Renata Zanatta

Foto Renata Zanatta

Na parte da tarde foi realizado um Cine Plenário da Câmara de Vereadores seguido de debate para professores, coordenadores pedagógicos e equipes diretivas das instituições da rede com a exibição do filme “As melhores coisas do mundo”. À noite, o Cine Plenário contou com a exibição do filme “O grande L” para estudantes e professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Círculos de Pais e Mestres (CPMs). O debate deste filme encerrou a programação do evento.
FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...