Secretaria da Saúde encerra Semana Mundial do Aleitamento Materno em Caxias do Sul

IMG_0171

Com a realização de um seminário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerrou no dia 07/08 a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Caxias do Sul. O evento, realizado no auditório do bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS), reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais e acadêmicos da área da saúde e comunidade em geral.

A pediatra Cláudia Panno de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, apresentou os dados do aleitamento materno no município. No ano passado, do total de 4.307 bebês acompanhados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 76% receberam exclusivamente leite materno até os seis meses de vida.

IMG_0176

Segundo Cláudia, este é um bom índice, mas que ainda pode ser melhorado. “Com ações como estas, desenvolvidas durante a semana da amamentação, e principalmente com o trabalho diário de incentivo ao aleitamento, realizado pelas diversas áreas envolvidas, podemos avançar nesta questão e, consequentemente, contribuir com o melhor desenvolvimento de nossas crianças”, declarou.

Maira de Carli, pediatra, e Celina Valderez Feijó Khöler, representante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), também participaram do seminário. O evento teve ainda uma mesa-redonda sobre experiências exitosas em amamentação, com a participação de três mães servidoras da SMS.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno em Caxias do Sul foi aberta em 1º de agosto com uma solenidade no Hospital Geral e também contou com a realização de um mamaço, no último domingo (05/08), na Praça das Feiras. Nas UBSs, o tema continuará sendo abordado durante todo mês.

A programação da semana da amamentação foi realizada com objetivo de reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e de forma exclusiva até os seis meses de vida. As ações foram promovidas pela SMS em parceria com os hospitais Geral, Pompeia, Círculo, Saúde e Unimed e Grupo Nascer Sorrindo.

UBSs

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante todo este mês, celebrado como Agosto Dourado, o tema da amamentação está sendo explorado. Há murais informativos, palestras rápidas nas salas de espera e nos grupos de gestantes.

Algumas unidades desenvolveram atividades específicas com suas usuárias. Nas UBSs Esplanada, São Caetano e Fazenda Souza, rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno reuniram usuárias e profissionais da saúde, para troca de informações e experiências nesta segunda (06/08) e quarta-feira (08/08).

A maioria da UBSs conta com grupos de gestantes de forma permanente, de acordo com a demanda de cada região. As mulheres interessadas podem procurar suas UBSs de referência para se informar sobre os dias e horários dos encontros e a forma de participação. Nestes grupos, conduzidos pelas equipes de trabalho das unidades, são abordados temas gerais relativos ao período da gravidez e aos primeiros meses de vida da criança.

Foto Andressa Boeira

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...