Coordenadoria da Mulher participa do projeto Escritor na Comunidade

 

WhatsApp Image 2018-08-09 at 17.50.48

A Coordenadoria da Mulher, o Centro de Referência da Mulher (CRM) e a Casa Viva Raquel, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), participaram do projeto Escritor na Comunidade na quinta-feira (09/08), na prefeitura. A atividade visa contribuir para a democratização do acesso à leitura e para a formação e incentivo de novos leitores através de uma ótica de inclusão conjunta, de formação cultural, tornando-se parte do processo de cidadania.

Na oportunidade, mulheres com medidas protetivas abrigadas na Casa Viva Raquel ou que estão em acompanhamento psicossocial e jurídico pela equipe técnica do CRM participaram de uma roda de conversa com a escritora caxiense Jaque Pivotto, sobre o livro “Quando nasci Gertrudes”. O objetivo foi proporcionarconhecimento e reflexão acerca da obra, que traz 42 poemas voltados para o feminino com histórias de mulheres que foram nascendo naturalmente ao serem escritas pela autora.

“O encontro permitiu uma relação mais íntima entre a literatura e a realidade. Os poemas nos provocam um olhar mais sensível sobre a mulher, sobre nossas lutas, como muitas vezes estamos em pedaços, fragmentadas e nos reconstruímos, nos tornando mais fortes”, disse a titular da Coordenadoria da Mulher, Janete Thomé.

As participantes gostaram da atividade. “Fiquei muito feliz com o convite para participar desse momento. Fiquei ansiosa esperando para ver como seria. Esse encontro com a escritora possibilitou momentos de conversa sobre algo tão bonito que é a poesia. Me identifiquei com um poema, parecia escrito pra mim”, disse uma delas. Outra também gostou de conhecer a escritora. “Adorei ver a autora. Percebi que existem outros tipos de violência e que ela é uma pessoa que também tem suas lutas e encontrou a escrita como uma forma de se conhecer e entender”, revelou.

Escritor na Comunidade

O projeto tem o objetivo de aproximar autores gaúchos de entidades assistenciais e localidades com baixo índice de acesso à literatura. Também valoriza e divulga o trabalho de escritores caxienses com livros publicados pelo Financiamento de Arte e Cultura Caxiense (Financiarte). As visitas do projeto Escritor na Comunidade ocorrem até o fim de agosto em diferentes pontos da cidade e integram a programação do período pré-feira, atividades preparatórias para a 34ª Feira do Livro. Mais informações no Departamento do Livro e da Leitura, que fica na Biblioteca Pública de Caxias do Sul (Dr. Montaury, nº 1.333, Centro) ou pelo telefone (54) 3221-1118.

Fotos: Divulgação

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...