Setor de Hemodinâmica do Hospital Geral é revitalizado e recebe novo angiógrafo

IMG_6659

O Setor de Hemodinâmica do Hospital Geral de Caxias do Sul – que realiza exames que identificam obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto – foi reformulado e passa a receber novo equipamento, o angiógrafo, um aparelho de Raio X que permite a obtenção de imagens do que se passa no sistema vascular.

A revitalização do setor e a aquisição do equipamento foram apresentados à comunidade nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, pelo diretor geral do Hospital Geral, Sandro Junqueira, em solenidade que reuniu autoridades e representantes da área da saúde da região.

A reforma do Setor de Hemodinâmica e a aquisição do angiógrafo que permite, por exemplo, a confirmação de suspeitas de lesões ou aneurismas em veias e artérias, foram possíveis por meio da viabilização de recursos do Ministério da Saúde. Segundo Sandro Junqueira, “esse é mais um serviço de excelência que é disponibilizado à região. O Hospital Geral já é uma referência estadual na Oncologia e agora passa a ser também na Cardiologia”.

IMG_6494

O Setor de Hemodinâmica – denominado Alberto Lima Carneiro – foi inaugurado em 2007 e o aparelho, já desgastado, precisava ser substituído. Em 2012, conforme Junqueira, foi solicitado um novo aparelho ao Ministério da Saúde. “E, desde então, até o ano passado, articulações foram efetuadas e, com o apoio do então deputado federal Mauro Pereira, conseguimos captar recursos para a aquisição de um novo aparelho, o angiógrafo”, enfatizou. Com a captação de recursos para este projeto – a reforma do setor custou R$ 560 mil e o equipamento, cerca de dois milhões de reais – será possível prever mais um Angiógrafo, sem data ainda para ser instalado: o que já está previsto é o local para esse equipamento.

A reforma no Setor de Hemodinâmica contempla, também, a ampliação de leitos na Sala de Recuperação: de três, passam para 10 leitos.

A alta tecnologia a serviço da saúde foi destacada pelo prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra: “Usamos a tecnologia para que a saúde pública seja de qualidade. Aqui encontramos equipamentos que hospitais particulares possuem. O Hospital Geral é uma grande referência para todos os 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde e, unindo esforços, poderemos celebrar outros momentos importantes como este. Por isso, não abrimos mão dos repasses que a Prefeitura de Caxias do Sul faz ao Hospital Geral”.

Legenda 6494: Aparelho angiógrafo é instalado no Setor de Hemodinâmica

Legenda 6503: Sala de recuperação passa a contar com 10 leitos

Legenda 6659: Autoridades participam da solenidade de apresentação da revitalização do setor.


Foto Bruno Zulian

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...