Eleições 2018: Edson da Rosa vai para a sua sétima campanha eleitoral

EDSON DA ROSA

Vereador no quarto mandato consecutivo, aliás, dentro de um seleto grupo que atingiu este feito, apenas ele, Geni Peteffi e Alaor Oliveira (PMDB), Edson da Rosa colocou seu nome novamente à apreciação dos eleitores, especialmente os de Caxias do Sul, para lutar por uma cadeira na Assembléia Legislativa do RS. Mas a exemplo da eleição de 2014, não foi nada fácil ter o seu nome referendado pelo MDB local, precisando novamente ter que recorrer à cúpula estadual.

Em 2014 a sigla disputou com dois nomes, ele e a primeira dama, a então deputada estadual Maria Helena Sartori e agora em 2018, novamente dois, ele e Carlos Búrigo, o secretário de estado no governo Sartori.

As duas eleições se assemelham quando se fala em tempo para realizar a campanha. Em 2014 o curto espaço de tempo para se dirigir ao eleitor foi em função dos trâmites e das tratativas para que o seu nome fosse homologado pelo diretório estadual do partido.

Em 2018 a história se repete, as regras mudaram, o tempo de campanha foi reduzido para 45 dias e a briga será ainda mais intensa em função de todo o clamor por mudanças reinante do país.

Os 100 dias em 2014 foram intensos, mas segundo Edson lhes respaldou para novamente disputar as eleições. “Quando pensamos em concorrer, temos que fazer uma análise do nosso desempenho nas urnas do pleito anterior, caso tenhamos participado e esse foi o caso, acreditamos que mesmo com pouco tempo e dinheiro também escasso, os quase quinze mil votos (14858 votos) que alcançamos nos deram condições de disputar novamente, mesmo sabendo que teríamos que novamente recorrer ao estado para sair como candidato, por todas as dificuldades encontradas no diretório municipal.

Mas hoje é diferente, estou me preparando desde a primeira vez para ser candidato e efetivamente concorrer, mesmo sabendo que o diretório municipal não fosse me apoiar e eu teria que novamente recorrer ao diretório estadual”.

“O cenário mudou, as pessoas estão cada vez mais céticas com relação à política, todos querem a mudança. Realizamos um trabalho direcionado às comunidades e que pode representar essa mudança. Temos uma vida sem mácula, voltada para a família. Fomos secretário de Educação em Caxias onde conseguimos desenvolver algumas idéias, apresentar algumas propostas que contemplasse os anseios da comunidade escolar, pais, professores e alunos e isso nos dá a certeza de que podemos fazer mais. Colocar as nossas expertises em favor de todo o Rio grande do Sul”.

“A minha estratégia é mostrar quem eu sou, olhando no olho de cada um, assim como sempre fiz nesses 12 anos como vereador aqui em Caxias do Sul. As pessoas querem discutir, se sentir, se verem incluídas no contexto e saber que contribuíram com a criação de um projeto embasado em tudo o que a gente tem visto e ouvido por todos os cantos que temos estado”.

“Estamos vivendo um período de crise institucional, as pessoas têm o voto pessoal, que vem junto com o trabalho, aos poucos está caindo por terra a máxima de que o candidato vai se impor apenas com o nome ou com a melhor condição financeira para realizar a sua campanha, só quem tem trabalho e identificação com as comunidades gaúchas terão o respaldo do voto, nenhum dinheiro vai falar mais alto que o trabalho desenvolvido.

Procuro ser eu mesmo o tempo todo, não jogo de acordo com os meus interesses e sim pelos interesses da sociedade”.

“O cenário está diferente, estou indo para me eleger, mas não tenho mais nenhuma ideia do que a população pensa. A única certeza que tenho é que se cheguei até aqui foi com um trabalho sério, voltado para as comunidades. O ceticismo das pessoas pode ser vencido pela condução e firmeza do nosso caráter, vamos esperar que o trabalho realizado e que aquilo que pensamos tenha eco na sociedade e por conseqüência, tenhamos uma votação condizente com tudo isso”.

 

Edson da Rosa é um dos mentores da Escola do Legislativo e criador da Comenda Zumbi dos Palmares, projeto que agracia anualmente por ocasião da Semana da Consciência Negra, três personalidades negras que se destacaram no município em todas as áreas.

Texto e Foto By Laudir Dutra

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...