Equipe de assessores da Smed participa de Seminário de Combate ao Bullying

_DSC2594

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) foi uma das promotoras do evento “Precisamos Falar Sobre Bullying – Seminário Regional para Comunidade Escolar”, que ocorreu no dia 16/08, no UCS Teatro. O encontro contou com uma série de apresentações, palestras e debates sobre o bullying nas escolas, suas consequências e como combatê-lo.

Para representar a Smed, as assessoras do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), Raquel Tedesco e Sintian Schmidt, e o técnico de informática, Alexandre Corso, relataram ao público o trabalho desenvolvido nas escolas do Município com o objetivo de alertar sobre segurança na internet. Os profissionais também falaram sobre o resultado alcançado pelas escolas municipais Prefeito Luciano Corsetti e Santo Antônio, primeiras instituições públicas do país a obterem o Certificado Escola Digital Segura.
“Esse Selo certifica que a escola trabalha de forma interdisciplinar com a segurança, legalidade e ética digital e que os alunos, ao aprenderem tudo isso, acabam se tornando multiplicadores, levando esse conhecimento para suas famílias”, completou Alexandre. A secretária municipal da Educação, Marina Matiello, também prestigiou o evento.
Junto a eles, a professora de informática Sílvia Mazzotti e a diretora Taisa Medeiros Mano Velho, da Escola Luciano Corsetti, contaram ao público como foi o trabalho desenvolvido na instituição e quais mudanças perceberam ao longo do projeto com os estudantes. A equipe também falou a respeito do “Primeiro Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude”, que ocorreu no dia seis de agosto na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em alusão à Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet.
“Nesse evento, mostramos que não é difícil estar seguro e legal nesta nova comunidade digital, porém deve-se ter o engajamento de todos, pais, alunos, professores e poder público, para que possamos ter uma sociedade digital mais ética, segura, saudável e legal na internet”, afirmou o técnico de informática da Smed.
Além da apresentação dos assessores da Smed, o seminário contou com palestras que trataram dos temas: “Bullying em escolas da Serra Gaúcha” e da lei federal de combate ao bullying. Além disso, foi realizada uma apresentação do Conselho Tutelar, que expôs o trabalho de combate ao consumo de bebidas alcoólicas entre menores de idade; um teatro e um painel sobre o assunto “O que a Psicologia tem a ver com isso”.
Fotos: Carolina Canton
horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...