Campanha Setembro Amarelo é tema de palestra no Centro Integrado de Saúde Vitta Clean Caxias

Vitta Clean - Crédito Juliano Vicenzi (1)

 

O mês de setembro é conhecido mundialmente como “Setembro Amarelo” um período voltado para reflexões e ações de prevenção ao suicídio. Visto que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido, a informação e a conversa são grandes aliadas em momentos difíceis.

Em alusão à campanha, o Centro Integrado de Saúde Vitta Clean Caxias realizará um bate-papo com o tema: “Setembro Amarelo – vamos falar sobre depressão e suicídio?”. A ação está marcada para o dia 12 de setembro, às 19h30, na Vitta Clean Caxias, Rua Sinimbu, 1143, no centro de Caxias do Sul. Para abordar o assunto, as psicólogas do espaço Cláudia Antunes (CRP 07/20599) e Marian Martins (CRP RS 07/10386 CRP PR 08IS/335) serão as palestrantes.

“Falar sobre suicídio ainda é um tabu a ser discutido em sociedade. A campanha é importante para a conscientização da população a respeito do assunto e uma forma de informar sobre os cuidados que todos devem ter com sua saúde mental, de amigos e familiares”, salienta a psicóloga Cláudia Antunes.

A palestra tem o objetivo contribuir para a transformação de crenças e valores, em especial ao tema suicídio, e proporcionar um diálogo aberto com o público sobre saúde mental, sintomas da depressão e como pode ser diagnosticada, tratamentos e a qualidade de vida como forma de prevenção. “Colocar o tema em evidência é dar a importância devida para que esse assunto seja debatido de modo mais amplo, além de auxiliar as pessoas que necessitam de auxílio em momentos difíceis”, destaca a psicóloga Marian Martins.

O encontro é voltado para alunos da Vitta Clean Caxias, familiares e convidados e todos interessados no tema. Para participar basta confirmar a presença pelos telefones: 99971.8840 ou 99148.0863.

 

Sobre as palestrantes

– Cláudia Antunes (Psicóloga clínica e do esporte) – CRP 07/20599

Graduada pela Universidade de Caxias do Sul, com formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, especialista em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica pela UCS e especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia.

 

– Marian Martins (Psicóloga clínica) – CRP RS 07/10386 CRP PR 08IS/335

Psicóloga clínica perita do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), atuante nos processos em que as partes gozem do benefício da Assistência Judiciária Gratuita – AJG. Perita judicial nas varas cíveis, criminais, Justiça do Trabalho, da família, da criança e do adolescente. Possui mais de vinte anos de experiência como psicóloga clínica no atendimento psicoterápico.

 

Problema de saúde pública
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil e, para cada caso, são pelo menos outras 20 tentativas. O número, além de mostrar um crescimento em comparação aos últimos anos, deixa o país na oitava posição mundial do ranking que mede a quantidade de pessoas que decidem tirar a própria vida.

De acordo com dados do Mapa da Violência, são os idosos os que mais cometem suicídio no país. São oito casos para cada 100 mil habitantes e 70% das mortes ocorrem devido à depressão. As taxas crescem também entre jovens e o mesmo levantamento explica que o suicídio já mata mais do que acidentes de trânsito (24,5%) e homicídios (2,1%).

Serviço:

O que: Bate – papo“Setembro Amarelo – vamos falar sobre depressão e suicídio?”

Quando: 12 de setembro de 2018, às 19h30

Onde: Centro Integrado de Saúde Vitta Clean Caxias – Ria Sinimbu, 1143 – Caxias do Sul

 

Confirmar presença pelos telefones: 99971.8840 ou 99148.0863.

Foto Juliano Vicenzi

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...