Prefeitura promove curso de tortas e doces em Vila Oliva

OFICINA TORTAS E DOCES SDETE - _PCS5506 - setembro 12, 2018 - Adriano Chaves

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) promoveu, por meio do programa Arte de Empreender, uma capacitação de tortas e docinhos no distrito de Vila Oliva. O curso, oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Caxias do Sul, ocorreu nas manhãs dos dias 10, 11 e 12/09, no salão da Paróquia Santo Expedito de Vila Oliva. As 28 alunas aprenderam a fazer bolos, recheios e coberturas, além de doces como bombons, tortinhas e cupcakes.

OFICINA TORTAS E DOCES SDETE - _PCS5541 - setembro 12, 2018 - Adriano Chaves

Os três dias de curso foram divididos em etapas. No primeiro dia foram produzidas as massas de pão de ló, para as tortas, as massas de doces e os recheios. Já no segundo dia as alunas enrolaram os doces e montaram as tortas, além de terem uma roda de conversa com a professora para tirar dúvidas. E no terceiro e último dia elas aprenderam a fazer coberturas e decorações. A instrutora de alimentação do Senar, Iara Bargman, que ministrou o curso, elogiou as estudantes. “Elas se esmeraram ao máximo, são um grupo muito esforçado e unido. Só tenho que agradecer pela atividade, é uma ótima iniciativa”, salientou. As participantes apreciaram a ação. “Eu achei ótimo, maravilhoso. Aprendi muito e vou conseguir fazer muitas coisas diferentes, que antes eu não sabia como”, explicou a agricultora Valdemira Rech Susin, 64 anos.

OFICINA TORTAS E DOCES SDETE - _PCS5563 - setembro 12, 2018 - Adriano Chaves

Esta é a quinta edição do Arte de Empreender, que leva cursos profissionalizantes para as comunidades dos distritos e regiões administrativas de Caxias do Sul. “Este projeto faz parte do nosso programa de geração de renda e tem o objetivo de capacitar e profissionalizar a comunidade do interior. Nestas cinco edições, vimos que as pessoas gostam muito e sempre pedem novos cursos”, explica Daniela Maino, gerente de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da Sdete.

Neste ano já ocorreram oficinas e cursos em Forqueta, de remanejo de estufas, em Ana Rech, de pintura em tecido, e em Galópolis, de panificação caseira. O curso de panificação também está ocorrendo em Santa Lúcia do Piaí nesta semana. As inscrições podem ser feitas presencialmente nas próprias localidades, de acordo com as datas marcadas para cada distrito.

Arte de Empreender

O Arte de Empreender, desenvolvido pela Sdete, tem como objetivo proporcionar à comunidade dos seis distritos e quatro regiões administrativas de Caxias do Sul, oficinas de empreendedorismo, cursos de capacitação profissional e palestras, a fim de despertar atitudes empreendedoras que revertam em ações de trabalho e renda, aproveitando o potencial de cada localidade. O programa é apoiado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sindicato Rural de Caxias do Sul. Este ano, serão disponibilizas oficinas de pintura em tecido, patchwork, panificação caseira, manejo de estufas, tortas e doces e básico de pequenos frutos. As capacitações ocorrerão entre os meses de agosto e outubro.

Fotos: Adriano Chaves

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...