12ª Primavera de Museus inicia na próxima terça-feira em Caxias do Sul

MUSEU MUNICIPAL - DSC_9445 - janeiro 18, 2018 - Driko Chaves

A Divisão de Museus da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Caxias do Sul celebra a 12ª Primavera de Museus a partir da próxima terça-feira (18/09). O evento é nacional e, neste ano, tem o tema “Celebrando a Educação em Museus”. O projeto mostra que os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

“A 12ª edição do evento traz a oportunidade de retomar as ações realizadas em Educação Patrimonial pela Divisão de Museus, aproximando as pessoas da história, da cultura e da arte, além de agregar à história do museu local uma diferente linguagem artística. Assim, a visitação se torna um momento de prazer e descontração”, defende a diretora da Divisão de Museus, Daniela Fraga.

Em Caxias do Sul, a programação conta com o lançamento do projeto “Destaque do acervo”, que propõe a exposição de uma peça que pertence ao acervo reserva do Museu Municipal. As peças serão trocadas mensalmente. A primeira a ser exposta no projeto está descrita no Livro Tombo como “porta-jóias da família de Vicente Argente”. Um bate-papo entre escolas e funcionários dos museus, além de mais uma edição do projeto Museu Arte Viva, que leva apresentações artísticas para espaços museológicos, também integram essa edição. Todas as atividades são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

Lançamento do projeto “Destaque do acervo”

A partir de 18 de setembro – de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h

Local: Museu Municipal

Encontro de experiências: diálogos entre escolas e museus

18 de setembro – 18h30 às 21h30

Local: UCS – auditório do Bloco H

Participação: Divisão de Museus, Instituto Memória Histórica e Cultural – UCS, Instituto Bruno Segalla, Instituto Hércules Galló, Museu dos Capuchinhos, Memorial Gazola, Centro de Memória da Câmara de Vereadores e Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Museu Arte Viva

23 de setembro – 15h

Local: Museu Ambiência Casa de Pedra

Foto: Adriano Chaves

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...