Confira os serviços municipais durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida

DSC_4792

Nesta sexta-feira (12/10), é celebrado o feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Por isso, alguns serviços municipais funcionarão em regime diferenciado neste dia em Caxias do Sul. Confira abaixo as informações das unidades da administração direta e indireta para o feriado.

Guarda Municipal: plantão pelo telefone 153.

Samae: regime de plantão pelo telefone 115.

Codeca: no dia 12/10 não haverá serviços de coleta em Caxias do Sul. A Codeca retomará o cronograma normal no sábado (13/10). Já nas colônias de Santa Bárbara e Fazenda Souza/Apanhador haverá coleta orgânica durante o feriado, das 12h30 às 18h30; enquanto na colônia de São Martinho terá coleta seletiva das 12h30 às 18h30. A varrição priorizará a limpeza urbana no centro do município, além das áreas que compreendem a rua Os Dezoito do Forte e Estádio Alfredo Jaconi entre a BR-116 (bairro Nossa Senhora de Lourdes) e a rua Teixeira Mendes (bairro São Pelegrino). No sábado (13/10), a equipe da varrição normalizará o cronograma.

Secretaria da Educação: todas as escolas municipais estarão fechadas. Já na segunda-feira (15/10), Dia do Professor, fica a critério de cada escola fazer o feriado ou não, desde que cumpra os dias letivos até o fim do ano. Ao todo, 19 fecharão na segunda: Abramo Pezzi, Afonso Secco, Bento Gonçalves da Silva, Caetano Costamilan, Carlin Fabris, Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha, Érico Veríssimo, Erny de Zorzi, Governador Leonel Brizola, Helen Keller, Laurindo Luiz Formolo, Lobo da Costa, Mário Quintana, Santa Lúcia, São Vicente, Senador Teotonio Vilela, Sete de Setembro, Vereador Marcial Pisoni e Vitório Rech Segundo.

Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): plantão da Fiscalização de Trânsito e de semáforos pelo telefone 118 (ou 3290-3923) funciona normalmente. Também não haverá cobrança das vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) no feriado. Todas as tarifas de pós-utilização aplicadas na quinta-feira (11/10) deverão ter a data de regularização ajustada para as 12h de segunda-feira (15/10).

Haverá eventos religiosos e festas alusivas ao Dia das Crianças em oito pontos da cidade, com bloqueios acompanhados pelos fiscais de trânsito da SMTTM. A principal delas será a romaria de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Esplanada, que acontecerá das 9h às 11h. O trânsito estará parcialmente bloqueado nas ruas Natal Rech, João Zambon, Antônio Rigotto, Luís Segala, Ivan Antônio Cercato, Valter Carlos Afonso e na avenida Ângelo Guisso. Também está agendada uma cavalgada em homenagem à santa no bairro Nossa Senhora das Graças, da Estrada do Imigrante até a Capela Santo Antão. O início da atividade está marcado para as 8h50.

O trânsito de veículos na rua Nossa Senhora Auxiliadora, entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua do Rosário, ficará bloqueado das 12h às 18h para a realização do Parque das Crianças, evento da Prefeitura de Caxias do Sul. Outro evento temático deixará o trânsito no sentido Centro/São Pelegrino da avenida Júlio de Castilhos, entre 14h e 17h, interrompido. O bloqueio será na quadra da Júlio entre a rua Dr. Bozano e Teixeira Mendes. No bairro Diamantino, o tráfego de veículos na rua Gentil Montemezzo, entre as ruas Vanderlei Padilha Pescador e Amádio Perini, estará interrompido entre 15h e 18h. Também em razão de festas alusivas ao Dia das Crianças haverá bloqueio na rua das Esmeraldas, no Loteamento Vergueiros, entre 14h e 17h.

No bairro Cidade Nova, a realização de uma festa beneficente deixará o trânsito na rua João Venâncio Girardi, entre a avenida Angilo Scola e a rua Iraci Verona Reinheimer, bloqueado, das 15h às 17h. No Reolon, a interrupção será na rua Francisco Spiandorello, entre as ruas Airton Rodrigues da Costa e a Carlos Lamp, das 13h às 19h. Também haverá interrupção no trânsito durante toda a sexta-feira na rua Hermes João Webber, entre as ruas Condesa Carneiro e Atílio Rossato, no bairro Sanvitto.

Fundação de Assistência Social (FAS): plantão pelo número (54) 9 8401-5710 e conselhos tutelares pelos telefones (54) 9 8408.0066 e (54) 9 9104.7998. Os serviços 24 horas funcionarão normalmente. Os demais estarão fechados.

Procon: não haverá atendimento presencial. Reclamações serão recebidas diretamente pelo site https://caxias.rs.gov.br/procon/reclamacao.

Secretaria da Agricultura: feiras do agricultor serão realizadas normalmente. Ponto de Safra ocorre excepcionalmente na quinta-feira (11/10).

Alô, Caxias: não terá atendimento pelo 156. Reclamações devem ser feitas através do site sac.caxias.rs.gov.br, no link Ouvidoria.

Secretaria da Saúde: expediente normal nos serviços considerados essenciais: Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Central de Exames: plantão para urgências e emergências, Central de Regulação de Leitos, Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Acolhimento Adulto e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) também estará fechado ao público, atendendo apenas os hospitais em regime de plantão, na sexta-feira (12/10) e também no sábado (13/10).

Secretaria de Obras e Serviços Públicos: a equipe de saneamento e infraestrutura viária atuará em regime de plantão pelo telefone (54) 9 8434-6870. A equipe de iluminação pública, em casos de emergência, poderá ser contatada pelos telefones (54) 9 8434-6863 ou (54) 9 8423-1297.

Secretaria do Meio Ambiente: cemitérios públicos funcionam normalmente das 8h às 18h. Sanitários da Praça Dante Alighieri funcionam 24h e os demais sanitários públicos das 7h às 19h. O Mato Sartori estará fechado. Jardim Botânico abre das 8h às 18h. O Canil Municipal funciona normalmente, mas sem atendimento ao público.

Farmácia do Ipamatendimento normal 24 horas.

Secretaria da Cultura: no Centro de Cultura Ordovás, a Galeria de Arte que recebe a exposição “Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias” e a Sala de Exposições, que abriga a mostra “PANCs Contemporâneas”, estarão abertas para visitação das 16h às 22h. O Zarabatana Café atenderá aos visitantes das 15h às 23h. A Sala de Cinema Ulysses Geremia mantém a programação de exibições do filme “Benzinho”, às 19h30. Os demais espaços como a Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto e a Sala de Ensaios da Cia. Municipal de Dança estarão fechados.

O Museu Ambiência Casa de Pedra estará aberto para visitação dia 12/10, das 11h às 17h. Na Casa da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal e a Galeria de Arte Gerd Bornheim estarão fechadas. O Teatro Pedro Parenti contará com eventos da programação da 34ª Feira do Livro. O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, a Biblioteca Parque Largo da Estação e a sede administrativa da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Estação Férrea, também não terão atendimento ao público na sexta-feira.

A 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul seguirá com atividades normais durante o feriado. Confira a programação completa: www.feiradolivrocaxias.com/programacao.

Secretaria do Turismo: os cinco Centros de Atenção ao Turista (CATs) de Caxias do Sul estarão fechados. O atendimento será retomado no sábado (13/10), com horário normal de funcionamento (8h às 18h, com exceção da unidade no aeroporto, que abrirá das 8h às 13h).

Foto Laudir Dutra

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...